As divas do rock nacional e internacional que fizeram (e fazem!) história

Do punk ao new wave, do heavy metal ao indie — elas marcaram época! Confira as principais cantoras que transformaram um universo musical tão masculino e mudaram o cenário do rock, cada uma ao seu estilo!

RITA LEE

Com 40 anos de carreira, Rita Lee é uma das artistas brasileiras mais consagradas. Chamada (com toda a justiça) de Rainha do Rock aqui no Brasil, ganhou este título porque conseguiu passar por várias vertentes do ritmo – do rock psicodélico da sua época de Os Mutantes até um rock com pegada mais pop de suas obras mais recentes. Ícone das causas feministas, sempre lutou pela emancipação feminina e pela superação de tabus. Aos 65 anos de idade, continua em plena atividade: no ano passado, lançou o disco Reza, que vendeu mais de 100 mil unidades.
OUÇA:
Foto: Luizinho Coruja

JANIS JOPLIN

Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues, como Etta James e Aretha Franklin, Janis é considerada uma das artistas mais completas da história do rock. Começou sua carreira por volta dos vinte anos como vocalista da Big Brother and the Holding Company, mas a banda durou pouco. Seguiu a carreira como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. Com domínio total da sua voz poderosa, a texana se tornou uma das artistas mais importantes do rock psicodélico dos anos 60. Morreu cedo, em 1970, quando tinha apenas 27 anos de idade, mas deixou uma boa quantidade de canções marcantes, entre elas Mercedes Benz, gravada em homenagem a John Lennon.
OUÇA:
Foto: divulgação

TINA TURNER

Os cabelos volumosos, a presença de palco incomparável e os figurinos extravagantes são apenas um detalhe quando pensamos em Tina Turner. É na sua voz, abençoada por um timbre único, que está a característica que foi responsável por torná-la a roqueira com uma das carreiras mais sólidas de todos os tempos. Em mais de 50 anos de carreira, Tina vendeu 180 milhões de discos, dividiu os palcos com nomes como Rod Stewart e Barry White, flertou com o cinema e se tornou vencedora de dez Grammy, considerado o prêmio mais importante da música.
OUÇA:
Foto: Herb Ritts

JOAN JETT

Nascida na Wynnewood, subúrbio da Filadélfia, na Pensilvânia, Joan Jett é considerada uma das maiores guitarristas da história do rock. Fundou a The Runaways, banda formada exclusivamente por mulheres que ficou em atividade por quatro anos. Em 1979, Joan decidiu seguir carreira solo e, três anos depois, emplacou seu primeiro grande hit: I Love Rock’n Roll, uma das músicas mais tocadas em 1982. Recentemente, a revista norte-americana Billboard considerou a canção uma das trinta melhores de todos os tempos.
OUÇA:
Foto: Getty Images

DEBBIE HARRY

Vocalista e líder da Blondie, banda ícone do new wave e do punk rock, Debbie se tornou uma das cantoras mais importantes das décadas de 70 e 80. Forte e decidida, a cantora dos cabelos platinados sempre se mostrou à frente do seu tempo, investindo na mistura de ritmos, buscando influências em outras vertentes e compondo grandes sucessos, como o hitHeart of Glass. Com o fim do Blondie, seguiu carreira solo e investiu no trabalho de atriz, atuando em quase trinta produções diferentes.
OUÇA:
Foto: Getty Images

STEVIE NICKS

Nascida em Phoenix, no Arizona, Stevie fez história quando, em 1974, passou a integrar oFletwood Mac, uma das bandas mais importantes dos anos 70. Em 1978, o disco Rumors se tornou um fenômeno: mais de 40 milhões de cópias foram vendidas, tornando este o álbum de maior sucesso da história da música até então. A canção Dreams, presente no álbum, atingiu o topo em boa parte do mundo. Em 1981, deixou o grupo e seguiu carreira solo, emplacando sucessos como a balada Planets of the Universe.
OUÇA:
Foto: Getty Images

PATTI SMITH

Poeta, cantora e musicista, Patti Smith é ícone. Dona de um estilo inconfundível, feminista incorrigível e dotada de uma inteligência encantadora, Patti se tornou um dos principais expoentes do punk. Com o lançamento de seu primeiro álbum, Horses, em 1975, tornou-se referência para o estilo. Nos anos 2000, envolveu-se com grande fervor nas campanhas contra a reeleição do presidente norte-americano George W. Bush, participando de grandes atos contra a Guerra do Iraque.
OUÇA:
Foto: Robert Mapplethorpe Foundation

COURTNEY LOVE

Depois de uma adolescência conturbada, Courtney começou a se dedicar à música no início dos anos 80. Ela chegou a ser vocalista do Faith No More por um curto período e, em 1989, formou a banda Hole, pela qual ficaria mundialmente conhecida. Pretty on the Inside, o primeiro álbum lançado pelo grupo, ficou entre os 20 melhores de 1991 e Live Through This, lançado em 1994, fez ainda mais sucesso: não só recebeu o disco de platina como, em 2003, esteve na lista dos melhores álbuns de todos os tempos feita pela revista Rolling Stone.Celebrity Skin, que dá nome ao terceiro disco, é um dos grandes hits da banda que, após se dissociar por quase 10 anos, reuniu-se novamente em 2010, lançando o álbum Nobody's Daughter. Apesar da grande carreira musical, Courtney geralmente é lembrada como a mulher de Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, que se suicidou em 1994.  
OUÇA:
Foto: Getty Images

CHRISSIE HYNDE

Nascida em Ohio, nos Estados Unidos, a compositora e guitarrista Chrissie Hynde é conhecida mundialmente por ser a vocalista da banda The Pretenders desde 1978, quando foi fundada. Em 1980, o grupo foi considerado pela revista Rolling Stone a grande revelação do ano. Trinta e três anos depois, a banda segue em atividade e tem nove álbuns lançados — sendo o último deles em 2008, intitulado Break Up the Concrete. Ativista e grande defensora dos animais, recentemente Chrissie publicou um artigo no The Huffington Postcontra a produção de foie gras. 
OUÇA:
Foto: Getty Images

CÁSSIA ELLER

Dona de uma voz grave inconfundível, a carioca marcou o rock brasileiro dos anos 90 e teve uma curta carreira de sucesso, abreviada por sua morte em dezembro de 2001, em razão de um infarto do miocárdio. Cássia estava no auge e naquele ano havia participado do Rock In Rio 3 e gravado seu mais importante álbum: o Acústico MTV, que já vendeu mais de um milhão de cópias. A gravação da música Por Enquanto, de Renato Russo, é um dos grandes hits da cantora e é, também, a canção que a lançou ao mercado musical, em 1989.
OUÇA:
Foto: Marcos Hermes

TARJA TURUNEN

Nascida na Finlândia, Tarja teve uma formação lírica e, durante a infância, chegou a fazer aulas de piano erudito. Aos 19 anos, formou a banda de rock metálico Nightwish, sendo a vocalista do grupo por quase 10 anos. Neste período, seis álbuns foram lançados — entre eles Wishmaster (2000), Century Child (2002) e Once (2004), que fizeram sucesso internacional e tornaram a banda conhecida mundialmente. No final de 2005, uma polêmica carta foi divulgada pelos integrantes do Nightwish, anunciando a demissão da cantora que, desde então, segue carreira solo. 
OUÇA:
Foto: divulgação

AMY LEE

A californiana de 31 anos é vocalista de uma das maiores bandas de rock da atualidade:Evanescence, fundada em 1995 ao lado do guitarrista Ben Moody. Depois de lançar dois EPs no fim dos anos 90 e de um disco demo no ano 2000, a banda só veio a fazer sucesso com o álbum Fallen, de 2003, que vendeu mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo. Conhecida por seu estilo gótico, Amy Lee foi apontada pela revista norte-americana Blendercom uma das mulheres mais quentes do rock, ao lado de cantoras como Joan Jett, Courtney Love e Liz Phair.
OUÇA:
Foto: Getty Images

SHIRLEY MANSON

Nascida na Escócia, a cantora é um dos grandes nomes do rock alternativo, à frente da banda Garbage, formada em 1993. Antes disso, Shirley integrou o grupo Goodbye Mr. Mackenzie, tendo começado sua carreira musical aos 16 anos de idade. Mas foi como vocalista da banda Angelfish que chamou a atenção dos produtores do Garbage e recebeu o convite para se unir a Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson. Com cinco álbuns lançados e hits como I Think I'm Paranoid, Special e When I Grow Up, eles já venderam mais de 17 milhões de discos.
OUÇA:
Foto: Getty Images

FLORENCE WELCH

Com 26 anos, a britânica é a mais jovem cantora da lista e mesmo com a pouca idade já alcançou grandes feitos! Vocalista da banda de indie-rock Florence + The Machine, Florence Welch combina voz potente, estilo e letras poderosas nos dois álbuns já lançados até o momento: Lungs, em 2009, e Ceremonials, em 2011, que juntos já venderam mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo. Dog Days Are Over é o hit de maior sucesso da banda e seu clipe venceu o prêmio de Melhor Direção de Arte em um Video no MTV Music Awards de 2010.
OUÇA:
Foto: Getty Images


Fonte: Cláudia/Abril