Confira os 5 passos para ter uma barba sedutora

O visual barbudo está em alta – mas requer bastante cuidado! A cerimônia de entrega dos Oscar deste ano já foi um prenúncio: a barba está em alta. Geralmente praticantes da lisura facial, em 2013 os galãs de Hollywood desfilaram pelo tapete vermelho com o rosto cuidadosamente coberto de pelos. A ciência explica este sucesso. Uma recente pesquisa da University of New South Wales, na Austrália, concluiu que as mulheres preferem homens barbados porque estes parecem mais másculos e maduros do que os pelados.

Cultivar uma barba, no entanto, não é tarefa fácil. Uma finíssima linha separa o galã rústico do lenhador canadense.

Aprenda os 5 passos da barba bem cuidada:

1.Obedeça o tipo do seu rosto
Cada formato de rosto pede um tipo de barba diferente. Homens com rosto redondo devem tirar os pelos das bochechas (ou apará-los bem), pois isso alonga a face. Rostos quadrados pedem desenhos mais arredondados, principalmente na região do pescoço. O rosto oval, por ser o mais proporcional, aceita qualquer tipo de barba. Carecas devem deixar a barba mais curta e homens com queixo-duplo podem aproveitar os pelos para esconder a papada.

2.Mantenha a barba limpa
Assim como qualquer região revestida de pelos, a barba – se não bem cuidada – pode virar uma colônia de ácaros, germes, poeira e sujeira. Cultivar uma barba significa higienizá-la diariamente. Lave o rosto várias vezes ao dia, especialmente após as refeições (a piada de continuar almoçando pelo resto da tarde pode até ser engraçada, mas deve ficar no campo imaginário). Se você é alérgico, uso sabonete neutro. No banho, xampu é recomendado.

3.Cuidado com a oleosidade
Barba comprida é sinônimo de pele oleosa, o que pode levar ao surgimento de espinhas na região. Para evitar o problema, esqueça os cremes hidratantes. Mais uma vez, lavar o rosto várias vezes ao dia é extremamente recomendado.

4.Mantenha um formato
Você pode não ser fã de barbas desenhadas, mas se você possui muitos pelos no rosto e não quer ser confundido com o Pé Grande, vai ter que diminuir a área do matagal. Determine uma linha para o início e fim da sua barba (nas bochechas e pescoço) e elimine com gilete – ou navalha – o que extrapolar o limite. Quanto ao volume, o critério é o bom senso. Mas evite uma barba muito cheia: elas não gostam. Para fazer este controle, use um aparador de barba ou tesoura.

5.Cuide da textura
Mulher nenhuma gosta de pelos grossos e duros. Maciez é o caminho. Se não quiser ouvir a famosa reclamação feminina de “sua barba me pinica”, aplique condicionador na barba de duas a três vezes por semana. O procedimento não pode ser diário porque isso acarretaria no aumento da oleosidade do seu rosto.


Fonte: Revista VIP