Mangueira de jardim com vazamento: veja como consertar

Imagine a seguinte cena: você está tranquilamente aguando as plantas do jardim com uma mangueira de borracha novinha quando, de repente, percebe que o fluxo de água diminui. Ao verificar qual é o problema, descobre que a mangueira – lembre-se: novinha – apresenta um furo ou deixa a água escapar em algum lugar. Não se desespere, é possível consertar o defeito sem precisar de outra mangueira – ou da ajuda de um homem.

Se o problema for na vedação entre a torneira e a mangueira
Pode ser que o vazamento não seja na mangueira propriamente dita, mas justamente no encontro entre ela e a torneira à qual está conectada. Se esse for o caso, verifique se a porca de vedação localizada na torneira está frouxa. Você pode fazer isso simplesmente apertando-a com uma chave inglesa.
Se essa medida não solucionar o problema, solte a porca de vedação por completo e retire-a do encaixe da torneira. Compre um rolo de fita veda rosca – você encontra em lojas de material de construção e até mesmo em alguns supermercados – e enrole um pedaço generoso da fita ao redor da rosca da torneira. Volte a encaixar a porca da mangueira e aperte-a com a chave inglesa.

Se o problema for na vedação entre a mangueira e a porca de vedação
Também é possível que a própria porca de vedação da mangueira não esteja cumprindo seu papel corretamente. Para eliminar o problema, procure uma loja de ferramentas ou de materiais de construção e compre uma nova porca de vedação com encaixe para mangueira. Ao chegar em casa, corte a ponta da mangueira à qual a porca antiga estava presa e prenda a porca nova à ponta.
Se você não souber como fazer o trabalho, uma boa dica é perguntar na casa de ferramentas. Normalmente os vendedores sabem orientar a respeito do uso dos produtos vendidos ali. Isso economiza tempo e desgaste mental.

Se o problema for no bico da mangueira
Algumas pessoas preferem acoplar à ponta da mangueira um tipo de bico para “dosar” a quantidade de água expelida por ela. Esses bicos costumam dar certa dor de cabeça, porque podem começar a não fechar corretamente, com o passar do tempo. Se, mesmo quando estão na posição “fechado”, o bico continua vazando, talvez seja a hora de substituí-lo.
No caso dos bicos que são simplesmente rosqueados na ponta da mangueira, essa substituição é simples e pode ser feita apenas arrancando o bico antigo e encaixando o novo. Nos casos em que o bico é preso por presilhas ou fivelas, talvez você precise cortar aquela ponta à qual ele está preso para, só então, colocar o novo.

Se o problema for um buraco na mangueira
Dependendo da localização do furo e de sua extensão, é possível fazer um remendo com uma resina epóxi. Trata-se de um tipo de plástico que vem acompanhado de um material “endurecedor”. Após aplicar a resina ao redor do furo, com a mangueira seca, aplique este material em cima e deixe secar. Nos casos em que essa solução não resolver, alguns kits de remendo podem ser encontrados em casas de jardinagem ou lojas de material para construção.


Fonte: Dicas de Mulher