Você com certeza já viu nas redes sociais a foto de alguma
pessoa necessitada, como a criança da foto acima, acompanhada do apelo “curta e
ajude a salvar uma vida”. Apesar de ser tentador imaginar que, simplesmente,
apertar um botão pode mudar a vida de alguém, a ONG Crisis Relief Singapore*
afirma: o seu like não faz a menor diferença.
Para mostrar isso às pessoas e propor uma solução mais
eficaz, a entidade desenvolveu campanha – em parceria com a agência Publicis de
Singapura – que conta com três imagens reais, feitas pela imprensa, com mãos
com polegares para cima em sinal de aprovação incluídas com Photoshop, imitando
o símbolo “curtir” do Facebook. Todas elas trazem a mesma mensagem: Curtir não
está ajudando. Seja um voluntário. Mude uma vida.
Veja abaixo os outros dois anúncios:
Mas esta não é a primeira vez que uma entidade critica a
onda do “curta e ajude alguém”. Segundo o Unicef – Fundo das Nações Unidas para
a Infância, likes não financiam remédios, água ou comida. Para quem não pode
doar tempo ou habilidades no voluntariado, a doação de dinheiro também é uma
opção de ajuda. Na esperança de conscientizar as pessoas, o órgão da ONU
produziu vídeo que mostra que apenas curtir a fanpage de uma instituição, sem
fazer doações, é bom para divulgar a iniciativa, mas não ajuda alguém,
realmente. Assista ao vídeo abaixo (em inglês):
Fonte: Superinteressante