Repelentes naturais para proteger sua casa dos mosquitos

Livrar-se dos mosquitos não é tarefa fácil. Faça chuva ou faça sol, lá estão eles sempre atrapalhando a vida de todo mundo. Os repelentes costumam ser a alternativa mais utilizada na luta contra esses pequenos inimigos.

Mas um estudo da Universidade de Duke mostrou que o principal ingrediente de repelentes comerciais deixa mais do que um mau odor. Eles danificam as células do cérebro e podem causar alterações comportamentais, além do risco de interações perigosas com outros medicamentos.

Um outro estudo mostrou também que até 15% desses repelentes costumam ser absorvidos através da pele e caem diretamente na corrente sangüínea. Entre os efeitos tóxicos causados estão os distúrbios reprodutivos, mutações de material genético e distúrbios do sistema nervoso central.

Por tudo isso, uma alternativa para se ver livre dos mosquitos sem sofrer conseqüências para a saúde a longo prazo, é escolher um repelente natural eficaz. Veja algumas dicas:

1 – Erva do Gato
O Catnip, mais conhecido como Erva do Gato, é uma planta medicinal e aromática. Depois de colhida e seca, é muito utilizada como recheio de brinquedinhos para os felinos. Uma pesquisa da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concluiu que o óleo essencial encontrado no Catnip erva é cerca de 10 vezes mais eficaz que um repelente tradicional.

2 – Citronela
Muito usada por quem tem filhos pequenos, exatamente por ser natural. A dica é usar somente o óleo essencial puro, e não o óleo da fragrância. Se a ideia é usar o produto diretamente na pele, procure por lojas de produtos naturais. Óleos comprados a granel para a queima não são adequados para aplicação no corpo.

3 – Alho
Se você comer muito alho fresco, seu corpo vai exalar um aroma forte de alho, o qual repele também os mosquitos.

4 – Lavanda
O óleo essencial de lavanda cheira muito bem e é um repelente eficaz, especialmente se diluído em outro óleo como semente de damasco, amêndoa doce ou óleo de coco.

5 – Óleo de semente de Neem ou Nim
De acordo com um estudo do Conselho de Pesquisas dos Estados Unidos esse óleo é mais efetivo que um repelente tradicional. Os resultados foram confirmados por cientistas do Instituto de Malária da Índia, já que o Nim é uma planta que cresce no país.

6 – Óleo de soja
É barato e fácil de encontrar. Além disso, é um ótimo hidratante corporal. Outro benefício, apontado em uma pesquisa citada no Jornal de Medicina da Inglaterra, é que se usado no corpo, há um ingrediente da soja que retarda o crescimento de pêlos. Dê preferência ao óleo de soja orgânica, que não seja geneticamente modificado.

7 – Lótus
É eficaz não só como repelente, mas ajuda também a matar as larvas do mosquito. Como o lótus cresce na água, é uma boa opção como repelente natural em tanques e vasos.

8 – Pimenta Preta
O óleo de pimenta preta, de acordo com pesquisas, é mais uma alternativa eficaz para repelir mosquitos.

Dica geral:
Misture 30 gotas de óleos essenciais de Catnip, Citronela, Lavanda, Neem e Pimenta (sendo seis gotas de cada óleo) em cerca de 30ml de um óleo ou hidratante natural sem perfume. Esfregue um pouco sobre a pele antes de se expor ao ar livre. Outra dica é misturar 30 gotas de óleos essenciais no óleo de soja orgânica para proteção extra. Mas sempre faça um teste na pele pelo menos 24 antes para ter certeza de que você não tem sensibilidade a nenhum dos óleos.


Fonte: Dicas de Mulher