Saiba qual é a maquiagem perfeita para seu tom de pele

Na hora de produzir o make, muitas mulheres optam por tons que estão na moda, mas, na prática, o resultado não favorece. Isso ocorre porque nem toda maquiagem fica bem em todo mundo. É preciso saber usar os tons mais adequados a cada pele, o que ajuda a valorizar o look.

Veja as dicas da maquiadora Alice Salazar, autora do livro “De bem com o espelho” (Editora Belas Letra) e descubra o que fica melhor em você:

Maquiagem para morenas
Pele: Escolha a base com o tom mais parecido possível, para não ficar com o rosto acinzentado. E opte por um blush bronzeador, da cor da pele, só que um pouco mais escuro.
Olhos: Abuse do dourado, verde, nude, laranja, amarelo e marrom. Se tiver cabelos escuros, ilumine o olhar com uma sombra mais clara na pálpebra móvel e cantos externos mais escuros.
Boca: Tons mais fechados como rosa-antigo, laranja, vermelho ou dourado.

Maquiagem para loiras
Pele: Sempre experimente a base no rosto antes de comprar, para não errar no tom e não ficar amarelada ou rosada demais. Passe também no pescoço, para ficar uniforme. Blushes bronzeadores puxando para o dourado são ideais.
Olhos: Os tons mais escuros caem bem, pois contrastam com os cabelos claros. Use sombras nas cores preta, marrom, azul, cobre, prata e cinza.
Boca: Opte por tons mais abertos de rosa, vermelho e laranja. Dourados e nude também ficam bons. Evite vermelhos e marrons muito escuros.

Maquiagem para negras
Pele: Encontrar o tom correto da base é um grande problema. As marrons costuma deixar a pele cinza. Por isso o ideal é buscar uma base com tom mais alaranjado. O mesmo vale para o corretivo. O pó deve ser translúcido ou no tom mais parecido da pele. Evite os blushes muito claros, como rosa ou laranja. Prefira um tom canela mais escuro ou vinho.
Olhos: Ficam bem tanto as sombras totalmente escuras como as mais claras escurecidas nos cantos. Preto, berinjela, dourado, cobre e verde mais fechado são cores indicadas.
Boca: Os tons escuros de rosa, laranja, vermelho e vinho caem muito bem. Outra alternativa é o dourado mais escuro, especialmente quando os olhos estiverem bem marcados.

Maquiagem para ruivas
Pele: As ruivas geralmente têm sardas e a ideia é não cobri-las totalmente, para manter a naturalidade. Por isso, escolha uma base com cobertura mais leve e blush bronzeador laranja claro ou pêssego.
Olhos: Prefira os tons de cobre, dourado, marrom, perolado, uva, azul e verde, com os cantos externos escurecidos.
Boca: Batons nude, dourados, vermelhos e coral são os mais indicados. Fuja do rosa pink.

Maquiagem para orientais
Pele: Como a pele costuma ser mais amarelada, tenha cuidado para não usar uma base rosada.
Olhos: Toda a pálpebra móvel deve ser escurecida, para criar a profundidade que o olho oriental não tem. Preto, marrom e cinza-escuro são cores indicadas.
Boca: As orientais podem abusar das cores. Tanto os claros quanto os escuros ficam bem.


Fonte: iTodas