Sardas: como remover e clarear

Saber como tirar sardas do rosto (ou efélides) pode ser bom para quem sofre deste problema, este artigo vai lhe dizer tudo o que precisa de saber sobre as sardas na pele e os tratamentos para sardas disponíveis, bem como a medicina alternativa (tratamento caseiro).

O que são sardas ?

Sardas são pequenas manchas de pigmentação castanhas circulares na pele, são muitas vezes vistas nos locais da pele mais atingidos por queimaduras solares como rosto e braços e ombros das pessoas com pele clara.
As sardas tendem a ficar mais escuras após a exposição ao sol, e no inverno geralmente ficam mais claras. Elas não representam riscos para a saúde pois são inofensivas.
Geralmente as sardas na pele de uma pessoa costumam ser uniformes em cor. Em pessoas diferentes, as sardas tendem a variar um pouco na cor, pois podem ser avermelhadas, marrom, amarelo, bege, ou ou preto, mas são basicamente um pouco mais escuras que a pele circundante.
Algumas pessoas consideram as sardas atraente, embora quem as tenha tente acabar com sardas o tempo todo.

O que causa sardas?

A principal causa das sardas, é a exposição excessiva ao sol e os pigmentos de melanina que dão cor à nossa pele.
Não esquecer também que as sardas são hereditárias, e que todas as pessoas são diferentes á reacção dos raios UV. Por exemplo as pessoas de pele escura são menos sensíveis á exposição ao sol do que pessoas de pele clara. No entanto as pessoas com pele escura não são totalmente resistentes aos efeitos do sol.
Independentemente da cor da pele, as sardas são causada pela distribuição desigual do pigmento melanina na pele principalmente em pessoas com cabelos loiros ou ruivos, olhos claros e pele clara.
O que acontece para aparecerem sardas ?
Após a exposição aos raios ultravioleta, a camada externa da pele (epiderme) engrossa e as células produtoras de pigmento (os melanócitos) produzem o pigmento melanina numa taxa aumentada.
A melanina é então alimentada pelas células da pele formando a barreira externa da pele conhecida como queratinócitos. Estas células da pele tem a importante função de proteger a pele dos danos, mas quando os melanócitos são danificados pelo sol, a pele começa a formar sardas. Ou seja as sardas são o resultado de um aumento na quantidade de pigmento escuro chamado melanina.

Que tipos de sardas existem?

Existem dois tipos de sardas:
  • Efélides – Manchas vermelha marrons ou claras, aparecem geralmente durante o verão, mas desaparecem no inverno. Estas são comuns a pessoas de pele clara e principalmente de natureza genética.
  • Lentigines – São pontos que são mais escuros do que as da efélides. Estas não desaparecem no inverno.

Prevenção de sardas na pele

A prevenção de sardas é mais eficaz do que tentar remover as sardas. Os tratamentos são mais difíceis e nem sempre satisfatórios, as principais medidas de prevenção visam a prevenção e protecção solar.
Como prevenir o aparecimento de sardas:
  • Evitar as horas de maior sol,
  • Usar chapéus de abas largas,
  • Proteger a pele com a roupa, como mangas compridas e calças compridas,
  • Usar protetores solares com factor de proteção solar 30,
  • Procurar sombra sempre que possivel.
  • Alimentos ricos em vitamina C, como frutas, cebola verde, suco de groselha preta e rosa selvagem ajuda na prevenção do aparecimento de sardas.
Tenha atenção ! Sardas podem ser um sinal de alerta de pele sensível, que é altamente vulnerável às queimaduras solares e cancro de pele.

Como tirar sardas – Tratamento de sardas

Existem métodos seguros e eficazes no tratamento para sardas de modo a ajudar a clarear ou reduzir o aparecimento de sardas, no entanto pode ser necessario uma combinação de tratamentos para obter melhores resultados. Lembre-se que as sardas podem facilmente aparecer com exposições repetidas aos raios UV.
  • Cremes de clareamento ou branqueamento: Estes produtos podem ajudar a clarear sardas, se forem aplicadas de forma consistente ao longo de um período de meses. Estes cremes para clarear sardas são mais eficazes com prevenção e protecção solar.
  • Criocirurgia. A criocirurgia é um tratamento e método de remoção de sardas no consultório médico que trabalha com o congelamento ou queimando as sardas. Geralmente é feito através do congelamento da pele utilizando nitrogénio líquido. É usado para tratar alguns tipos de sardas. Nem todos os pontos congelam ou queimam.
  • Tratamento Laser: É o melhor método de remoção de sardas. Vários tipos de lasers podem ajudar a clarear e a diminuir o aparecimento de sardas de forma segura e eficaz. O laser remove o anormal pigmento melanina, eliminando assim as sardas. Como a criocirurgia, este é um procedimento simples e seguro com uma alta taxa de sucesso, pode haver alguns efeitos colaterais com este método de tratamento, como nódoas negras ou formação de crostas, mas isso cicatriza em poucas semanas.
  • Peelings químicos: Os peelings químicos também podem ajudar a clarear as sardas e a melhorar a pigmentação irregular. É basicamente um método que é usado para melhorar a aparência da pele e ajudar a aliviar as sardas na pele.
  • Luz Intensa Pulsada: Este é um tratamento relativamente novo para a remoção de sardas e funciona usando luz intensa que tem a capacidade de fornecer energia para as camadas superficiais da a pele para remover sardas. A pele não é danificada por este método.

Como tirar sardas Tratamento caseiro

aparecimento de sardas na cara ou noutro local visivel por vezes é incomodativo, a boa noticia é que há tratamento para clarear sardas.
Nota: os mesmos métodos sobre como como remover sardas do rosto também se aplicam a outras áreas do corpo.
Como remover sardas e clarear sardas
Suco de limão
Provavelmente o melhor para retirar sardas. O suco de limão pode ser aplicado na pele para reduzir sardas. As propriedades esfoliantes, antioxidantes e outros benefícios de suco de limão fazem dele um clareador excelente e ajudam a reduzir a pigmentação da pele. Aplique por cerca de 15 minutos, depois lave com água fria. Atenção: Não se deve expor ao sol, só deve fazer isto de noite, e antes de sair de casa deve retirar todos os resíduos primeiro.
Mel
O mel tem propriedades naturais a clarear sardas e no branqueamento, e ajuda na redução da pigmentação da pele e o excesso de produção de melanina, que resulta em sardas marrons e vermelhos. Para clarear sardas com mel você pode adicionar um pouco de suco de limão e aplicá-lo no rosto com sardas ou noutra área. Lavar com água morna após 15 minutos ou mais.
Máscara de pepino
Uma das maneiras mais populares de se livrar das sardas é usando uma máscara de pepino. Para fazer este tratamento caseiro, é necessário ralar o pepino e aplicá-la no rosto. Deixe por 20 minutos e lave a máscara. Outros grandes frutos e máscaras vegetais incluem damascos, morangos e groselhas.
Leite azedo
O ácido láctico presente no leite azedo tem um efeito peeling suave na pele com sardas que ajuda a reduzir sardas sem irritar a pele. Você pode aplicar este creme no o rosto e depois limpe delicadamente com um pano macio.
Suco de Salsa:
O suco de Salsa tem agentes clareadores que podem ajudar a curar as sardas. Para fazer suco de salsa em casa, pique a salsa e despeje-o em água fervente. Coe o caldo e deixe arrefecer. Misture o suco de salsa com suco de laranja e suco de limão para se livrar das sardas.
Por vezes o que é bom para clarear sardas pode não se aplicar a todas as pessoas.

Fatos sobre as sardas

  • São inofensivas e raramente desenvolvem cancro de pele.
  • As sardas podem ser confundidas com tumores de pele e verrugas.
  • Podem ser confundidos com problemas mais graves da pele.
  • Ás vezes o cancro de pele pode estar mascarado ou ocultado com uma sarda.
  • Manchas ou pigmentos desconhecidos devem ser examinados por um médico ou dermatologista.
  • Tratamentos eficazes estão disponíveis para ajudar a aliviar ou eliminar sardas incómodas.
Uma vez que existem tantas opções disponíveis para a remoção de sardas, o melhor é falar com um dermatologista ou o seu médico de modo a lhe indicar um creme para sardas ou o melhor tratamento para si.
Fonte: cuidadossaude