Veja como renovar seus cabelos

Dá até raiva quando você olha no espelho e vê o cabelo opaco e sem brilho. Os fatores climáticos como sol e vento, e a poluição degradam os fios, que somados às químicas de alisamentos e tinturas as quais são acometidos estragam de vez a beleza da cabeleira.
"O problema acontece quando a fibra capilar é danificada, em especial uma estrutura chamada de haste capilar, que protege o fio", explica o dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do Ambulatório de Cabelos da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.
A alimentação interfere diretamente na coloração e na saúde dos fios. Nós somos o que comemos, lembra disso? Por isso, uma dieta rica em vegetais e frutas ajudam a turbinar a cor dos cabelos. Aposte em legumes mais alaranjados, verduras verde-escuras, grãos e cereais. Beber pouco líquido, tomar banho muito quente, usar secador e chapinha sem um creme de proteção também são um veneno para os fios.

Durante o banho

É fundamental escolher o xampu certo para seu tipo de cabelo para manter a saúde capilar e, assim, o brilho. Não há problema nenhum em lavar os cabelos todos os dias, garantem os especialistas. Os tipos oleosos podem, inclusive, se beneficiar muito desse cuidado, já que sujeira acumulada e resíduos de xampu e condicionador impedem o cabelo de refletir a luz. Por isso é tão importante enxaguar muito bem o cabelo durante a lavagem. 

Hidratação profunda

Pelo menos uma vez por semana hidrate os cabelos em casa, com uma máscara específica. Caso estejam ressecados demais, inclua na rotina de lavagem xampus e condicionadores com propriedades hidratantes, à base de manteiga de karitê, proteína hidrolisada, ceramidas ou colágeno. Estes ingredientes devolvem a umidade perdida e ajudam a restaurar as madeixas. 

Escolha o tom certo

Aplicados a cada dois meses, os tonalizantes são grandes aliados para conferir brilho extra aos fios. Para não alterar a cor, eles devem ter o mesmo tom do cabelo. Basta aplicar e deixar agir por 20 minutos. Também podem ser utilizados tonalizantes incolores já disponíveis no mercado. 

O secador não é vilão!

Se você não vive sem secador, a solução é minimizar os danos provocados pela temperatura. Antes da secagem, aplique produtos que oferecem proteção térmica, blindando os fios contra o calor. Outra boa pedida é afastar o aparelho das mechas tanto quanto possível. Por fim, prefira as escovas redondas grandes com cerdas naturais e apele para a chapinha com moderação.

Finalizadores: modo de usar

Sprays de brilho, silicones e ceras são capazes de emprestar brilho instantâneo às madeixas, mas devem ser aplicados corretamente. Para não errar, é melhor aplicar pequenas quantidades por vez e só repetir se necessário. Caso escolha um produto em spray, borrife a uma distância de pelo menos 30 centímetros dos fios para evitar que ele fique acumulado em uma única área. 

Água de coco
A fruta também possui propriedades hidratantes e, por isso mesmo, serve como matéria-prima de tratamentos restauradores oferecidos nos salões de beleza. Uma das maneiras de usufruir desses benefícios é aplicar a água gelada em todo o cabelo após a lavagem. Caso precise de uma hidratação mais profunda, bata a polpa com a água da fruta no liquidificador e espalhe até um centímetro da raiz. Deixe agir por 40 minutos e enxágue com água fria.
Fonte: Vila Mulher