Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Aplicativos para ajudar no trânsito

Confira algumas ferramentas que poderão te ajudarão a enfrentar o trânsito da cidade grande ou até mesmo achar onde estacionou seu carro. O aumento no número de carros no Brasil inteiro fez o trânsito se tornar caótico em quase toda grande cidade. Mas seu smartphone, tablet ou computador pode ajudar você a fugir do stress provocado pelas buzinas e filas quilométricas. Há diversos apps que avisam qual caminho você não deve tomar, onde você pode parar e até os lugares em que dá para abastecer. Confira na galeria alguns desses aplicativos.

Waze
O Waze é um GPS turn-by-turn para Android e iOS que conta com uma série de funcionalidades muito úteis.
A principal delas é baseada no sistema colaborativo do app. Você e os outros usuários do serviço podem fornecer informações sobre o trânsito, incluindo aí acidentes, buracos, obras, congestionamentos e mais.
Assim, quando for elaborar seu trajeto, você será avisado pelo Waze sobre eventuais problemas que poderá encontrar no caminho. O app oferece diversas alternativas de caminhos menos problemáticos e também pode recalcular a rota sempre que for necessário.
O grande problema do aplicativo reside no fato de ele não ser tão utilizado no Brasil. Nos grandes centros, a presença de usuários ainda é maior, mas longe deles, não.

Moovit
Voltado especialmente para o transporte público, o Moovit pode ajudar a planejar melhor viagens de ônibus, trem e metrô em São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
O aplicativo permite traçar rotas também caminhando. Para isso, basta definir o local de onde você vai sair (que pode ser detectado com o GPS do aparelho) e o lugar onde quer chegar. O Moovit, então, exibirá uma lista com as opções para você escolher.
Definida a rota da viagem, dá até pra ficar tranquilo, pois o app promete avisá-lo quando estiver chegando ao destino final.
Como diferencial, o app utiliza informações que os próprios usuários enviam – embora o feedback não seja muito frequente. Assim, fica mais fácil saber as condições do trajeto, do transporte que será usado e até sobre o trânsito da rota. Para opinar em algum aspecto, basta dar um toque no ícone com balão no alto da tela.

MapLink Trânsito
O MapLink Trânsito promete trazer informações em tempo real do trânsito em 23 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e mais.
Ele tem versões para Android, iOS e Windows 8 (esta, um tanto diferente) e é dividido em quatro abas. Na primeira, Cidade, você escolhe em uma lista o local em que está e vê, logo em seguida, outra com diversas ruas e a situação do tráfego em cada uma. Quanto mais verde estiver, melhor, e quanto mais vermelho, pior.
Na segunda aba, Rodovias, o aplicativo faz o mesmo, mas com estradas e rodovias da cidade selecionada. Em Mapas, por sua vez, o MapLink exibe um mapa visto de cima da cidade em que você está.

Wabbers
Com versões para Android e iOS, o Wabbers é também um serviço colaborativo, alimentado por quem dirige.
Como em uma rede social, você e os outros usuários pode inserir informações, mas sempre relacionadas ao trânsito. O programa identifica a localização do envio pelo smartphone e permite que você acrescente um comentário sobre o tráfego no local, com botões verdes e vermelhos de acordo com o tráfego do lugar.
A quantidade e a qualidade das informações no aplicativo, no entanto, vai depender da quantidade de usuários do Wabbers que há na região.

Fale Trânsito
O nome deste aplicativo para Windows Phone já diz muito sobre o que ele faz. Com uma interface bem simplificada, o Fale Trânsito utiliza recursos de voz para localizar seu destino e mostrar as condições do trânsito até lá.
O funcionamento é tão simples quanto o visual. Você só precisa dar um toque no botão do meio, com o ícone de um microfone, e falar o nome da rua, avenida, praça ou qualquer que seja o local aonde deseja ir. O app o mostrará no mapa e exibirá a situação do trânsito nas vias que levaram você até lá. Ruas verdes estão com tráfego bom, enquanto amarelas estão um pouco congestionadas e vermelhas estão quase paradas.
Apesar de útil, o Fale Trânsito poderia apresentar mais recursos. Não dá, por exemplo, para traçar rotas, sendo necessário que você mesmo avalie qual deve seguir. Por isso, é melhor usá-lo antes de pegar o carro.

Estacione
O Estacione, como o nome sugere, é um aplicativo gratuito para Android, iOS, Windows Phone e web que ajuda a encontrar estacionamentos próximos a você.
O app utiliza o sistema de geolocalização e o GPS do aparelho para, primeiro, mostrar a sua posição no mapa. Depois, faz uma pesquisa breve e mostra vários locais nos quais você pode parar seu carro ou moto.
São mais de 2000 estacionamentos cadastrados no Estacione, que estão espalhados por várias grandes cidades brasileiras. Eles são todos “oficiais”, sendo que você provavelmente não vai encontrar nenhum local independente ou suspeito sendo indicado pelo app.

Onde Parei
O Onde Parei? é um aplicativo para Android e iOS ótimo para encontrar seu carro, onde quer que você o tenha parado.
O app utiliza o sistema de GPS do aparelho em que está instalado para marcar de forma aproximada o local onde o veículo está estacionado. Assim, logo que escostar, você só precisa abrir o Onde Parei? e pressionar o botão Marcar.
Com isso, depois de andar à vontade, basta apertar a lupa no canto superior esquerdo da tela para que o aplicativo mostre a posição do veículo. Se quiser, dá até para tirar uma foto do local antes de deixar o carro parado. Para isso, dê um toque na câmera no canto superior direito.
É possível ainda programar um alarme, para que o aplicativo avise quando seu tempo parado estiver próximo de “estourar”. O recurso é bem útil especialmente para quem costuma parar em locais com zona azul ou mesmo estacionamentos.

SocialFuel
O SocialFuel é um aplicativo que pode salvar motoristas que deixaram o tanque do carro esvaziar: ele localiza os postos de combustível mais próximos e mostra o endereço de cada um.
Como era de se esperar, o app faz isso utilizando o sistema de GPS do smartphone ou tablet. Ele exibe as bandeiras apenas de alguns estabelecimentos, mas nem por isso deixa de mostrar os lugares que não “pertencem” a elas.
Bem útil para momentos de quase desespero, o SocialFuel peca por não contar com uma ferramenta de pesquisa por endereço – ele mostra apenas os postos de combustível que estão perto de você. Nem mesmo navegar pelo mapa deve resolver
Além disso, os valores da gasolina, do etanol, do diesel e do GNV estão todos desatualizados, de forma que o aplicativo serve mesmo é para informar onde estão os estabelecimentos.

Fonte: Exame/Abril por Gustavo Gusmão

Foto de capa: Claudio Edinger