Unhas descamando: o que fazer?

A descamação nas unhas pode ocorrer devido a diversos fatores que vão desde desequilíbrios hormonais (em muitos casos, em decorrência do mau funcionamento da glândula tireoide), até carência de vitaminas e minerais na alimentação, dentre outras causas.

O problema gera também muito constrangimento, em especial nas mulheres, pois com a descamação, as unhas ganham má aparência, com aspecto de mal cuidadas. Confira abaixo como combater a descamação e recuperar novamente suas unhas!

Descamação das Unhas

As unhas são feitas de queratina, um tipo de proteína que também compõe os cabelos. Quando ocorre a má distribuição da queratina nas unhas, que pode se dá por inúmeros fatores, as unhas ficam fracas e começam a desenvolver o quadro de descamação. O problema afeta a parte da unha que se chama lâmina, pelos especialistas.


Por ser a camada visível da unha, a lâmina está suscetível a qualquer tipo de situações as quais as unhas são expostas no dia a dia.

Como troca e uso frequente de esmaltes, removedores (principalmente os produzidos à base de acetona), lixamentos, colocação de unhas postiças, e demais hábitos corriqueiros pelas mulheres, mas que são agressivos para as unhas; E, em longo prazo, levam a má qualidade dessa unha, e sua descamação.

Unhas descamando e Alimentação

Dieta inadequada também entra como uma das principais causas de unhas fracas e quebradiças. Quem costuma ter uma alimentação pobre em verduras, frutas e cereais integrais, com o passar do tempo vai amargar as consequências na estética das unhas; levando à surtos de descamação.

A solução é trocar as preparações feitas com muito açúcar, sal e gordura saturada, por alimentos que sejam ricos especialmente em iodo, selênio, cálcio e vitamina A. Esses nutrientes ajudam no equilíbrio hormonal do corpo e na construção da queratina, funcionando como verdadeiros embelezadores das unhas.


A sua lista de alimentos antidescamação deve conter sempre: aveia, castanha-do-pará, amêndoas e nozes; peixes de água salgada, carnes magras, frutos do mar, legumes e frutas de cor vermelha, verde-escuro laranja e amarela; gema de ovo e leite.

Outras dicas para evitar a descamação é usar luvas na hora de manusear produtos para limpar a casa, como detergentes de cozinha, desinfetantes, etc. Como são feitos com substâncias químicas, eles podem causar alergias e dar início ao quadro descamativo nas unhas.

Ao lixar as unhas, opte por lixas de algodão. E nunca as metálicas, que agridem as unhas e agravam o problema.   Para fazer um diagnóstico preciso, é necessário sempre passar por uma avaliação médica.

Sendo recomendada a busca de um dermatologista de sua confiança, que vai avaliar a real causa da descamação nas suas unhas e os procedimentos adequados para combater o quadro. Como o grau da doença pode sofrer muitas variações, indo desde descamações leves a casos mais severos. É impreciso dizer ao certo quais  tratamentos costumam trazer melhores resultados.


Em geral, boa parte dos tratamentos é feito ou por via oral, através de alguns remédios ou suplementação vitamínica, para repor os nutrientes que faltava na alimentação e que estão comprometendo a saúde e beleza das unhas.

Ou mesmo com o uso de produtos tópicos, com o uso de cremes contendo substâncias fortificantes e emolientes (ureia e lactato de amônia), que vão deixar as unhas hidratadas e mais fortalecidas, combatendo a descamação.


Fonte: Muito Chique