Dicas para empanar: carne, frango e peixe

Muitas vezes comemos o bife à milanesa e a casca não fica grudadinha e crocante. Mesmo que tenhamos seguido a receita fielmente a casquinha não fica do nosso agrado. Separamos algumas dicas para empanar que irão ajudar na hora do preparo da carne, frango ou peixe.

 Um dos modos mais conhecidos para empanar é primeiro passar no ovo e depois na farinha, porém existem variações para fazer essa receita que irão melhorar o resultado.

A primeira dica é o ponto do óleo. Ele não deve estar muito frio, mas também nem muito quente a ponto de sair fumaça. Quando colocar um fósforo e ele acender, é o ponto certo.

COMO EMPANAR CARNE E FRANGO
Para empanar carne ou frango o processo é o mesmo, escolha as que são mais fáceis como o filé mignon e o filé de frango. Bata muito bem os ovos até eles formarem uma “espuma”. Use dois tipos de farinha, a de rosca e a de trigo.

Passe primeiro no ovo e deixe escorrer um pouco, passe em seguida na farinha de rosca cobrindo a carne toda e peneire em cima com um pouco de farinha de trigo. Isso resultará em uma casquinha crocante no empanado.

Na hora de fritar dê preferência a afundar o bife no óleo fritando todos os lados ao mesmo tempo. Assim ele frita mais rápido e evita o contato por mais tempo com o óleo. Coloque em um prato com papel toalha e seque bem.

COMO EMPANAR PEIXE
Para empanar o peixe, prefira a sardinha ou o filé de pescada. Existem dois jeitos de empanar o peixe. Derreta a manteiga em uma frigideira, passe o peixe na manteiga e em seguida na farinha de trigo. Outro jeito, é separar um saquinho próprio para empanados, colocar os peixes dentro junto com uma pitada de sal a farinha de trigo. Mexa bem até que o peixe esteja coberto com a farinha de trigo, retire do saco e leve direto ao óleo.

COMO EMPANAR LEGUMES
Legumes empanados são muito gostosos e dão um toque diferente ao almoço ou jantar. Para empanar legumes é necessário que eles já estejam pré-cozidos com um toque de sal na água. Em um tigela, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, 1 clara em neve, 1 gema, 1 xícara de água. Misture tudo muito bem e empane os legumes.

COMO EMPANAR SALGADINHOS 

Ao contrário do que muitos pensam os salgadinhos de festa não são empanados como as carnes. Em um prato, coloque 1 xícara de leite, 1 colher de maisena e 1 xícara de farinha de rosca. Misture bem, molhe os salgadinhos, frite em seguida. É importante lembrar que na hora de fritar os salgadinhos de festa devem estar imersos totalmente em óleo quente.