Rondonópolis/MT,

Dicas para o bolo perfeito

Algumas vezes seguimos a receita do bolo fielmente e mesmo assim algo sai errado? Queremos preparar aquele bolo gostoso, seja para comer no fim da tarde com café ou como sobremesa. Separamos 10 dicas para o bolo perfeito que irão ajudar na hora do preparo. Confira.

Receita à mão
Seguir a receita de bolo fielmente é muito importante. Se na hora de ler desconfiar dos ingredientes ou do modo de preparo, consulte outras fontes ou outras receitas de bolo.

Pré-aqueça o forno
É muito importante pré-aquecer o forno durante 30 minutos antes de colocar o bolo para assar, isso porque o forno frio murcha o bolo e queima o fundo da forma.

Ingredientes em temperatura ambiente
Deixe todos os ingredientes separados 1 hora antes de preparar o bolo. Os produtos em temperatura ambiente garantem melhor resultado. Cuidado com os ovos, sempre os quebre separadamente em uma xícara, se quebrar os ovos direto na tigela e algum estiver estragado, irá perder todo o trabalho feito.

Cuidado com o fermento em pó
Nunca bata o fermento em pó no liquidificador ou batedeira e evite colocar no começo da receita, ele é o último ingrediente a ser colocado antes do bolo ir ao forno. Deve estar em temperatura ambiente e ser misturado junto com os outros ingredientes com o auxílio de uma colher, isso porque, se o fermento for muito batido ele perde o efeito e o bolo não cresce.

Massa do bolo
Bata a massa do bolo em velocidade baixa, seja na batedeira ou no liquidificador. Alterne os ingredientes líquidos e secos. Se a receita indicar o uso de claras em neve bata-as primeiro e quando for misturar todos os ingredientes adicione-a por último com o auxílio de uma colher, isso resultará em uma massa de bolo fofinha.

Forma untada
Para o bolo não grudar é imprescindível que a forma esteja bem untada com margarina e farinha de trigo. Uma alternativa é forrar a forma com papel manteiga ou já usar uma que seja antiaderente.

Não abra o forno
Depois de colocar o bolo no forno, não abra a cada 5 minutos espere a metade do tempo de preparo, isso porque, cada vez que o forno é aberto o ar quente sai e o bolo pode murchar. Quanto menos o forno for aberto, melhor.

Ponto do bolo
Não use palitinhos na hora de verificar se o bolo está pronto, isso pode fazer com que entre ar em seu interior e murche. Abra com cuidado o forno e com a ponta do dedo pressione, se a massa afundar e voltar ao normal o bolo está pronto.

Bolo molhadinho
Para deixar o bolo molhadinho na hora de pré-aquecer coloque uma forma com água na segunda parte do forno. É importante realizar esse procedimento antes de colocar o bolo para assar.

Desenformando o bolo

Espere sempre o bolo estar em temperatura morna para desenformar. Caso contrário o bolo pode quebrar. O mesmo vale para quando cortamos o bolo ao meio. Vire a assadeira de forma rápida em cima do recipiente que será servido o bolo.