Salgado maromba

Com aparência de empadinha, pãozinho de batata ou empanada, o alimento de lanchonete ganha fórmulas elaboradas por nutricionistas e pode ser ótimo aliado para um corpo sarado. Em busca de alimentação saudável e boa forma, qualquer atleta, profissional ou amador, pensaria duas vezes antes de dar uma mordida nesse tipo de lanchinho. Afinal, quem iria imaginar que um salgado com aparência de bomba calórica poderia ser a nova sensação entre os ratos de academias e um forte aliado para o tão desejado corpo sarado? Mas é o que aconteceu com o salgado maromba.

“Para as pessoas que buscam a perda de peso saudável e ganho de massa magra, o salgado maromba é uma opção bem interessante, pois é um lanche de baixo índice glicêmico e uma ótima fonte de proteína, que gera bastante saciedade”, explica a nutricionista Julia Engel. “Diferentemente dos lanchinhos menores como as barrinhas de cereais, que são apenas fonte de carboidratos, ele quase não possui carboidratos e é rico em fibras e proteínas, conseguindo assim manter a pessoa sem fome por muito mais tempo”, completa Julia.

No corpo, as proteínas são responsáveis, entre outras funções, pela construção dos músculos. Durante exercícios com peso, há quebra de proteínas do tecido muscular e as proteínas vindas da dieta alimentar ajudam a definir a musculatura, conferindo um resultado mais satisfatório para quem almeja, por exemplo, um abdome definido.

Dieta e exercícios: não saia dos trilhos!
"Achei fantástico que um salgado pudesse ter uma massa sem glúten e lactose e pudesse ser feito com carboidratos do bem", conta a designer Lily Fontana, 29, que se alimenta antes e depois dos treinos com o quitute feito por ela mesma, além de controlar sua alimentação. Com 1,66m de altura e pesando atualmente 55kg, Lily já contabiliza ótimos resultados em poucos meses. "Desde o começo do ano, devo ter perdido 6kg de massa gorda e ganho cerca de 2kg de massa magra", comemora.

No blog Casa da Lily, ela dá dicas de malhação e receitas do salgado (veja abaixo). Julia Engel explica que o valor calórico do alimento depende do recheio, mas em média cada salgado maromba contém de 120 a 150 kcal. Uma boa dica é rechear seu salgado com alimentos pouco calóricos, como como tomate, berinjela, palmito, champignon e espinafre. “Mais importante que o valor calórico é a qualidade nutricional dos ingredientes”, alerta Julia.

A grande responsável por difundir a novidade no Instagram, através da hashtag #salgadomaromba, é a estudante Tatiana Guidi. “Estava fazendo aerojump em jejum, morrendo de fome e não podia comer carboidrato, só o mesmo frango desfiado de sempre. Um dia, fui a uma festinha de criança, não comi nenhum salgado e decidi inventar o maromba”, conta Tatiana, que leva créditos nas redes sociais por ter elaborado a principal receita, que leva frango e batata doce. “Escolhi esse nome porque são os dois alimentos clássicos de quem treina bastante, ” explica. A pedido de Tatiana, a nutricionista Gabriela Pescarini elaborou uma dieta inicialmente para “secar gordurinhas” e a paciente resolveu tornar tudo mais agradável aos olhos e ao paladar. “Se a refeição pede mais carboidratos é só fazer a massa com batata doce, se pede menos, podemos fazer o salgado original, com couve flor e peito de frango", indica Gabriela. 

Para quem dá a desculpa de não ter tempo de cozinhar, Julia orienta: “O salgado pode ser congelado por cerca de 15 dias sem perder o valor nutricional. Deste modo é possível fazer um ‘estoque’ para a semana”. “Comer algo gostoso sabendo que é saudável e não engorda me deixou supermotivada para continuar firme sem furar a dieta e a malhação”, finaliza Tatiana.

Confira abaixo duas receitas:

Salgado Maromba por Tatiana Guidi

Ingredientes:
120g de frango cozido
40g de mandioca
2 colheres de água
10g de farinha de chia
Sal, cebola e alho em pó

Modo de preparo:
Bata tudo no processador até ficar consistente para modelar. Use como recheio 30g de queijo sem lactose feito de amêndoas ou de soja. Modele, polvilhe orégano e pimenta. Asse em forno bem alto por 25 minutos.

Salgado Maromba por Lily Fontana

Ingredientes da massa:
2 batatas doces médias cozidas e amassadas
2 peitos de frango cozidos e desfiados
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Bata tudo no processador.

Ingredientes recheio
1 peito de frango cozido e desfiado
Molho de tomate a gosto
Queijo cottage
Orégano para temperar
Sal e pimenta moída a gosto
Gema de ovo e chia para pincelar

Use forminhas de empada intercalando na montagem um pouco da massa, recheio e massa para tampar. Pincele gema de ovo e chia. Asse até dourar.


Fonte: Midia News