Fungos nas unhas

O fungo nas unhas é um dos problemas mais comuns de se obter. Principalmente pelas mulheres, que aparecem como o grupo mais acometido pela infecção. Isso, devido à manipulação constante das unhas, através da manicure e pedicure. Além de outros hábitos que, a longo prazo, podem se tornar porta de entrada para o aparecimento dos fungos nas unhas. Confira!

O que causa os fungos nas unhas?

Por ser contagioso, o fungo se espalha rápido de uma pessoa para outra. Sendo o verão a temporada mais propícia para o aparecimento dos casos. Pois é nessa época onde muita gente costuma permanecer mais tempo em piscinas, praias, banheiros de clubes, academias, e demais lugares públicos e com grande concentração de umidade. Ambientes perfeitos para a proliferação do fungo e, consequentemente, obtenção da doença.

Outros costumes habituais levam ao surgimento do fungo nas unhas. Um dos principais é o uso frequente de sapatos fechados e meias. Como os sapatos e meias “abafam” os pés, impedindo a passagem de ar entre os dedos, em contato com o suor da pele os fungos conseguem se desenvolver de maneira mais rápida nas unhas, levando à infecção. Para evitá-la, alterne o uso dos calçados e lave as meias diariamente. Também evite retirar a cutícula das unhas e dividir alicates de unha em casa. No salão, procure sempre se certificar se os materiais usados na manicure e pedicure estão devidamente esterilizados.

Tratamento caseiro para fungos nas unhas!

O Para recuperar a beleza das suas mãos e pés, separamos dois tratamentos caseiros tiro e queda no combate ao fungo nas unhas!

Receita caseira com Bórax e Vaselina

Essa receita é mais indicada para casos mais graves de fungos nas unhas. Faça uma mistura usando um pouco de Bórax (ácido bórico, vendido facilmente em forma de sachê nas farmácia) e vaselina (em estado sólido). Feita a mistura, aplique-a nas unhas afetadas. O recomendado é seguir com o tratamento durante dois meses. Tempo médio para os primeiros resultados começarem a aparecer.

Receita caseira à base de limão e vinagre

Quem possui a infecção em estágio leve pode se beneficiar melhor desse tratamento. Que também é eficaz para ser usado como medida preventiva e evitar os fungos nas unhas. À noite, ainda durante o banho, após a higienização do corpo, lave as unhas com sabão amarelo (se o fungo for nas unhas dos pés). Em seguida, despeje um pouco de vinagre (pode ser tinto, de maçã, etc), em meio litro de água quente – em uma temperatura suportável.

Banhe as unhas afetadas com o fungo na mistura de vinagre e deixe-as mergulhadas nela até a água ficar fria. 

Para finalizar, esprema um limão em cima das unhas com fungos. No dia seguinte, lave bem a região antes de sair de casa. Lembre-se de fazer esse procedimento todos os dias, pelo menos durante um mês, e sempre no período da noite. Pois o limão, em contato com o sol, pode causar manchas e queimaduras na pele.

Receita com alho e Mertiolate

Ingredientes
1 dente de alho
1 vidro de clorexidina (Mertiolate)

Modo de preparo
Coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina (Mertiolate) e passe a mistura 3 vezes ao dia nas unhas infectadas, durante 1 mês.

O mertiolate e o alho se complementam e combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo com que as unhas se tornem mais fortes. Quando a micose de unha não é devidamente tratada, a unha pode se tornar esbranquiçadas e quebradiças, causando um quadro de infecção.
Nos casos mais graves, há indicação para o uso de medicamentos anti-fúngicos, mas, no geral, este remédio caseiro consegue tratar e eliminar a micose em poucos dias.