Unhas amareladas: prevenção e solução

Depois dos cabelos, a unha é região do corpo onde a maioria das mulheres reserva mais atenção. Ainda mais as brasileiras, fãs ardorosas de unhas super bem-feitas. Sendo consideradas mundialmente como as que mais se preocupam com a beleza das unhas. Contudo, nem sempre as unhas estão bonitas e acabam ficando amareladas, mesmo recebendo cuidados constantes.

Por que as unhas ficam amareladas?
Muitas vezes, as unhas ficam amareladas justamente por causa desses “cuidados”, que geralmente incluem troca constante de esmaltes (mais de uma vez por semana e principalmente os escuros, como preto e vermelho), usar unhas postiças por longos períodos e removedores de esmaltes à base de acetona, dentre outros abusos sofridos pelas unhas no dia-a-dia.

As mulheres que costumam manter os hábitos citados acima, em nome da vaidade acabam afetando a saúde das suas “garras”; Deixando-as sem vida, levando ao aparecimento de problemas como o amarelão, que toma das unhas e causa um resultado estético nada agradável.


Outros fatores, que nada tem a ver com produtos usados nas unhas, também podem deixa-las amareladas. Se você não vive trocando de esmaltes sem parar, não usa acetona nem tão pouco gosta de esmaltes escuros, mas fuma, essa pode ser a causa do problema! As fumantes devem estar atentas, pois o hábito contribui para modificar o aspecto e coloração das unhas. Como a nicotina “rouba” nutrientes do organismo, o cigarro, a longo prazo, enfraquece as unhas. Fazendo com que elas fiquem sem vida e amareladas.

Como remover o amarelado das unhas?
Para não deixar o tom amarelo – que fica bonito apenas quando é a cor do seu esmalte – tome conta das suas mãos, um ótimo truque é revezar as cores dos esmaltes ao longo do mês. Em uma semana, você usa um escuro; na outra um esmalte claro. Manter esse hábito vai fazer com suas unhas não sejam prejudicadas pelos pigmentos encontrados nos esmaltes e preserve uma aparência sempre saudável.

Outra regra de ouro - bastante antiga, por sinal - é nunca esquecer de passar a base antes de pintar as unhas e após remover o esmalte. A base vai servir como uma proteção para a unha, impedindo que o esmalte desgaste a película da unha e altere sua cor natural.


Com o mercado de esmaltes crescente e super atualizado com as tendências fashion do momento, a criação de cores inusitadas de esmaltes é muito grande. Sendo difícil não se render a tentação de experimentar uma cor diferente a cada dia.

Mas a dica maior é: resista! Pelo bem da saúde das suas unhas. Procure ficar pelo menos três dias com as unhas ao natural, usando apenas uma base protetora por cima. Você  também pode apostar em lixas e branqueadores, que prometem recuperar a saúde das unhas e sumir com o efeito amarelado.  Já existem diversos tipos no mercado, com preços para todos os bolsos.


Receita Caseira para Unhas Amarelas
Para aquelas que adoram uma receitinha caseira, podem fazer essa que é tiro e queda para clarear as unhas! Basta colocar as unhas de molho em uma solução feita com um pouco de água quente e uma medida de água oxigenada 10 vol (uma a duas colheres de sopa). Deixe agir de 5 a 10 minutos e lave com água fria, em seguida. O processo pode ser uma vez por semana ou a cada quinze dias para prevenir o problema.

Fonte: Muito chique