Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Maquiagem para o verão

Veja quais produtos devem ser usados e quais podem ser dispensados na estação mais quente do ano. Quando as temperaturas começam a subir, o uso da maquiagem fica mais complicado. No calor, os produtos não têm tanta fixação, e a pele fica mais difícil de ser trabalhada. Mais do que isso, a obstrução dos poros em condições de alta temperatura impede a transpiração natural e necessária da pele, o que pode levar ao acúmulo de resíduos e surgimento de acne.

Além de todos esses fatores, é importante lembrar que o verão é uma época que pede produções mais leves e descontraídas, tanto no que diz respeito às roupas, quanto em relação ao make e cabelo. Por isso, pesar a mão na base e pó nesta temporada não é a melhor pedida, já que você ficará incomodada e pode acabar com a maquiagem borrada.

Make ideal para o verão

Não é preciso ficar com a cara lavada nos dias de calor. O mais indicado é apostar em itens de cobertura mais leve do que o habitual e acabamento cremoso, que têm mais a cara da estação e deixam um resultado natural.

Protetor solar
Se sua pele é oleosa, use a versão antioleosidade, que segura as secreções por muito mais tempo.

Primer
É fundamental no verão, pois garante maior fixação e durabilidade da make. Passe após o filtro em todo o rosto.

Base
É dispensável no verão. Use apenas para sair à noite, caso sinta necessidade.

Aposte no rímel para destacar o olhar (Thinkstock)

Corretivo
Use em áreas pontuais, só para esconder pequenas imperfeições, como nas olheiras ou espinhas.

Também é dispensável, apesar de muitas pessoas acharem essencial para eliminar a oleosidade (função que é cumprida pelo primer). Além de pesar no rosto, pode emplastrar os outros produtos devido ao calor. Se sua pele for muito oleosa, prefira a versão translúcida, que matiza a pele sem pesar na produção, e somente na zona T.

Blush
Escolha um tom natural, como o coral (para as branquinhas) ou cobre (para as morenas), só para garantir o ar de saúde. Passe pouco produto e espalhe bem. Se sua pele for seca, use a versão em creme, que confere um resultado ainda mais natural.

Sombra
É opcional para o dia, mas, se quiser usar, invista cores terrosas e discretas, que irão dar um leve destaque. Se preferir uma cor mais vibrante, aposte no delineador colorido. Já à noite, pode abusar mais e até usar um iluminador colorido no canto interno do olho, que é tendência para o verão 2014.

Rímel
Este sim é fundamental sempre, pois destaca o olhar e dá um up na produção de forma natural. Aposte na versão à prova d’água, que não escorre. Durante o dia, não é preciso exagerar nas camadas.

Use e abuse dos batons laranjas e em tons escuros (Thinkstock)

Lápis de olho
Procure evitar. Mesmo os produtos à prova d’água acabam escorrendo um pouco no calor e podem arruinar sua produção. O rímel já é suficiente para destacar o olhar.

Iluminador
A pele do verão pede brilho, então o uso de iluminador nas têmporas é uma boa pedida.

Batom
Por fim, o verão 2014 pede batons escuros e marcantes. Porém, não é preciso se preocupar muito com o contorno, já que o efeito blur é uma das apostas para a estação. Invista nos tons de vermelho, burgundy e ameixa, bem como o laranja, e prefira o acabamento cremoso, que combina mais com o calor. Caso o produto não tenha fator de proteção contra o sol, use um protetor labial por baixo para evitar o ressecamento dos lábios.