Cabelos: o verão exige cuidados especiais

Com a chegada do verão e das férias, praia, sol, mar e piscina passam a fazer parte da agenda de todos. E as mulheres, as mais cuidadosas, pensam em proteger a pele com muito protetor solar e cremes, e em cuidar do corpo, com atividades físicas, dietas e hidratação. Mas 90% das pessoas esquecem que existem outras partes do corpo que necessitam de muitos cuidados, como os cabelos.

Segundo o doutor Cassiano Escudeiro, químico do IPclin (Instituto de Pesquisa Clínica Integrada Ltda) a areia, o cloro da piscina, os raios solares, o vento e o sal do mar prejudicam a saúde dos cabelos e fazem que eles percam muita água e proteína e que fiquem ressecados, desbotados e com pontas duplas.

"Toda esta destruição, muitas vezes não é sentida na hora e só nos damos conta quando voltamos das férias", enfatiza.

No verão as pessoas precisam redobrar os cuidados com os cabelos, para que eles não fiquem muito danificados. "Sabe-se que para a boa saúde dos cabelos precisamos protegê-los contra a radiação ultravioleta. O cabelo é constituído em mais de 95% de proteína e quando nos expomos ao sol intensamente, principalmente no verão, ocorrem quebras da estrutura proteica capilar e o resultado disso são cabelos mais frágeis, quebradiços, opacos, desidratados e sem cor."

"Existem novas tecnologias inseridas em formulações cosméticas capilares que trazem inúmeros benefícios. As pessoas devem procurar xampus, condicionadores, máscaras e cremes para pentear que contenham filtros solares", explica o químico.


Para Cassiano Escudeiro simples cuidados poderão ajudar a manter os cabelos saudáveis durante todo o verão. O profissional responde às perguntas mais frequentem nos salões de cabeleireiros e que auxiliará a evitar os problemas.

Quais os cuidados que as pessoas devem ter com os fios para que eles não ressequem depois do banho de mar e/ou piscina?

Para evitar o ressecamento após esses intemperismos, recomenda-se buscar o uso de formulações cosméticas de alta tecnologia e performance.

Faz diferença sair ao sol usando um creme com protetor solar? É o ideal?
Sim, pode fazer toda a diferença. Produtos leave-in possuem normalmente uma concentração maior de ativos que protegem os cabelos. Com certeza, prevenir é sempre melhor do que remediar como diz o ditado.

Existe algum problema lavar o cabelo todo dia nesta época?
É complicado falar de frequência de lavagem porque é difícil de mudar o hábito do consumidor, porém, quanto mais exposição físico-química esse cabelo sofrer ao longo do dia, sugere-se que o tratamento cosmético capilar também seja proporcional com a finalidade de minimizar os efeitos indesejados.

Fazer hidratações ajuda a proteger os cabelos? Quantas vezes por semana é o ideal?
Sim, ajuda a prevenir quebras ou diminuição do brilho natural ou diminuição da vivacidade da cor do cabelo. A média seria de duas a, no máximo, três vezes por semana.

Quais os produtos mais indicados para o cabelo no verão?
Produtos profissionais que contenham na linha toda (xampu, condicionador, máscara e creme para pentear) filtro solar de alta tecnologia.

O uso de secadores neste período causa danos aos cabelos? Quais?
Sim e muito. Na verdade causam danos não só no verão, mas em qualquer época do ano. Os danos são pontas duplas, ressecamento, desbotamento da coloração capilar e cabelos mais quebradiços. As pontas duplas podem aparecer por inúmeros motivos. Os principais são: cabelos ressecados, excesso de uso de chapinha/secadores/escovação, alisamentos, tinturas e descolorações.

Quais os tipos de cabelos são os mais atingidos pelo desgaste causado pelo sol e cloro?
Os cabelos tingidos/descoloridos são os que mais sofrem, pois já passaram por um desgaste físico-químico prévio devido a essas exposições. Tanto a estrutura interna (córtex) do fio de cabelo quanto a estrutura externa (cutícula), apresentam danos muitas vezes parcialmente reversíveis somente com choques de tratamentos cosméticos de linhas profissionais.

Os cabelos loiros sofrem mais com a incidência do sol e da água salgada? Qual cabelo sofre mais?
Os cabelos loiros possuem mais feomelanina (pigmento mais claro nos melanócitos) do que eumelanina (pigmento mais escuro nos melanócitos). Desta forma, cabelos mais claros sofrem mais danos do que os escuros, mas isso também depende de outros fatores. Exemplos: depende muito do histórico de tratamentos químicos (tinturas, descolorações, exposição ao cloro, sal, progressivas) e físicos (secadores, chapinhas, escovas, etc), ou seja, o histórico de cada cabelo é muito relevante para julgarmos se o claro é ou não mais sofrível com relação às novas exposições. Isso varia muito de indivíduo para indivíduo.

Muitas vezes os cabelos loiros ficam esverdeados depois da piscina, o que acontece?
Na verdade é a combinação do sol e do cloro da água, ou seja, um potencializa o outro, mas, com certeza, o principal vilão é o cloro. Podemos evitar isso usando produtos leave-in (com maior efeito filmógeno, maior deposição) para minimizar a passagem de cloro para o interior da fibra capilar.

Existem produtos certificados pela Anvisa que contenham filtro solar para o cuidado dos cabelos?
Sim, por exemplo, a da empresa salus cosméticos que utiliza filtro solar de alta tecnologia em suas formulações. Estudos científicos realizados recentemente mostraram que os produtos capilares como o da linha da salus, melhoram a resistência do fio devido à alta proteção contra danos proteicos causados pela exposição do sol no verão. Os produtos também apresentaram alto poder de hidratação devolvendo consequentemente o brilho e a cor natural dos cabelos.


Fonte: Revistafator, Vilamulher