Cabelos: tudo sobre a progressiva brasileira

Já ouviu falar da progressiva brasileira? Esse tratamento, também conhecido como escova de babaçu, é sucesso entre anônimas e famosas no mundo todo e promete alisar e hidratar os fios de maneira muito mais saudável, sem usar formol.

O que é escova de babaçu


O nome da técnica se dá graças ao composto ativo que está na formulação do produto: o óleo de babaçu, uma palmeira que concentra altos teores de gorduras de larga aplicação na nanotecnologia. Entre os óleos vegetais de uso industrial, esse é o que apresenta maiores propriedades emulsificantes e emolientes, além de ser um hidratante natural para os cabelos.

Esse ingrediente torna os cabelos mais disciplinados e, junto com os demais compostos da fórmula, proporciona o alisamento ideal aos fios, ao mesmo tempo em que trata profundamente. Além do brilho e da maciez, a maior vantagem da Brazilian Progress é não usar formol.

“Esqueçam o formol, pois além de ser uma química ilegal e fazer mal à saúde, aos poucos destrói a fibra capilar raleando os cabelos e ocasionando queda”, diz a hair stylist Eduarda Rodrigues, que aplica a novidade em seu salão, Eduarda Rodriques Studio Hair & Spa, no Rio de Janeiro.

Indicações e contraindicações


Segundo a profissional, o tratamento é indicado para cabelos sem brilho e com queda. O resultado são fios mais lisos, hidratados profundamente e sem frizz por um período de três a quatro meses.

Apesar de parecer milagrosa, assim como todos os tratamentos químicos, a escova precisa de cuidados. Isso porque pode ser que ela não se adapte bem ao tipo de cabelo: a atriz Jennifer Aniston teve seus cabelos danificados após a progressiva brasileira e precisou cortar os fios. Para evitar passar pelo problema, consulte um cabeleireiro de confiança que possa analisar a fibra capilar e avaliar se o tratamento será eficaz.

Passo a passo

1- Lavar os cabelos com shampoo antirresíduo e secar 80% dos cabelos.
2- Aplicar o tratamento nos cabelos mecha a mecha
3- Deixar agir por cerca de 20 minutos
4- Fazer a escova, alinhando os fios
4- Passar a prancha cerca de dez vezes em cada mecha
5- Lavar o cabelo e hidratar com o creme de óleo de babaçu

Quer potencializar os efeitos dos tratamentos? Aposte em uma alimentação que deixe o cabelo mais bonito. Uma boa opção é fazer sucos que ajudem a hidratar.