Conheça os riscos da “dieta líquida”

Mulher perdeu movimentos das pernas após oito meses consumindo apenas líquidos. Para acelerar a perda de peso, muita gente recorre às dietas líquidas, consumindo apenas sopas, sucos e shakes durante alguns dias. No entanto, algumas pessoas acabam exagerando e transformando os líquidos em sua única fonte de alimentação, o que é extremamente prejudicial à saúde.

A nutricionista Cynthia Antonaccio, da consultoria Equilibrium, explica que o organismo é naturalmente programado para mastigar e que, por isso, os alimentos sólidos são importantes. Caso contrário, além do déficit das vitaminas necessárias à manutenção da saúde, o corpo pode entrar em um estado de restrição, tornando difícil resistir à primeira mordida quando a dieta acabar.

Dieta líquida

Um caso recente é o da auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, de 20 anos, que queria emagrecer para o Carnaval. Para atingir sua meta, que eram 10 quilos, ela passou a substituir todas as refeições por shakes e chás durante oito meses. Como viu que estava dando resultado, continuou seguindo a dieta, sem ter nenhum tipo de acompanhamento médico ou nutricional.

O resultado foi desastroso. Além de 13 quilos, Karina perdeu também o movimento das pernas, em consequência de uma hipovitaminose causada por falta de vitamina B1 no organismo.

Shakes para emagrecer

Os shakes são muito utilizados por quem quer emagrecer. Possuem poucas calorias, mas também pouco valor nutricional. Há shakes prontos para beber, alguns até mesmo com substâncias funcionais na composição, que prometem acelerar o metabolismo e combater os radicais livres. Outra opção são os shakes caseiros, feitos com frutas e outros ingrediente, que podem ser mais saudáveis.

Ainda assim, nenhum deles é recomendado como único alimento da dieta e não podem ser mantidos em longo prazo. "Eles devem ter a finalidade de substituir apenas uma refeição, como uma opção rápida e para fugir de fast foods. Nada além disso", recomenda a nutricionista Sofia Sesti, da Clínica Plena.

O ideal para emagrecer com saúde é sempre buscar orientação profissional e optar por um cardápio balanceado.


Fonte: iTodas