Eu não preciso começar esse texto advogando sobre a
importância dos GIFs na forma como nos comunicamos hoje. Se você é uma pessoa
minimamente conectada, já deve ter percebido que, de forma crescente, pessoas
expressam suas reações e emoções através das imagens animadas. Afinal, os
'filminhos' cumprem o papel das palavras de forma mais sucinta e, às vezes, até
mais eficiente. Há GIFs popularizados por serem tão awesome que
merecem ser ~eternizados de forma efêmera~ em suas redes sociais. Não sabemos
se é a semi- hipnose provocada pela animação cíclica, a facilidade de
compartilhamento... o fato é que GIF é vida.
E caso você esteja lamentando sua falta de habilidade na
hora de postar as animações, a dificuldade de encontrar o GIF perfeito para o
momento perfeito, ou xingando aquele seu amigo inconveniente que chama os seus
GIFs de velhos, não se preocupe. Temos dicas que podem te ajudar nessa jornada
rumo à maestria das imagens animadas.
O dicionário define GIF como…
...mentira, vamos parar com a baboseira e ir direto ao que
interessa.
COMO ACHAR O GIF PERFEITO
Circulando pelas interwebs, é claro. Às vezes o melhor GIF
vem das fontes mais improváveis possíveis - tipo aquele seu amigo que dá
autolike em posts do Facebook. Então mantenha a mente aberta. Mas, claro, vamos
facilitar o seu trabalho e indicar algumas boas fontes.
>>>
Como eu me sinto quando - dispensa apresentações. É bacana por ter
GIFs nacionais, vindos de novelas, BBB, etc.
>>> Buzzfeed -
procure pela tag “GIFs” e fique atento para as grandiosas coletâneas de
‘melhores GIFs de cães/gatos/whatever’. E, sim, falamos da versão gringa, a
original americana.
>>> 4gifs -
sabe aqueles GIFs absurdos de programas asiáticos, de acidentes russos, de puro
e completo nosense? Aqui você vai encontrá-los.
>>> Giphy -
permite que você busque o GIF por palavra chave, embora o acervo não seja dos
melhores.
>>> GIF Hell -
mostra os GIFs mais compartilhados pelo Twitter. Mas cuidado - tem material
NSFW lá.
>>> Os mais novos GIFs da web? Dê um pulo nesse fórum do Reddit.
>>> Tumblrs - digamos que você seja fã de uma
série, de um filme, etc. e que você deseje muito usar GIFs vindos da dita
franquia. Dê um Google em Sherlock (ou o nome do produto em
questão)+GIFs+Tumblr e voilá. Você terá uma quantia enorme de GIFs produzidos
por fãs em suas mãos. Eu acredito, de coração, que há Tumblrs de GIFs para
qualquer coisa da vida.
>>> Se você quer um GIF específico, vale apelar
para o Google. No Google Images, há uma ferramenta que filtra animações. Mas se
você não tem um GIF exato em mente, não vale a pena - a busca demora para
carregar as imagens e os resultados nem sempre são mais modernos (lembra
daqueles posts de imagens 'com glitter brilhante' que sua tia postava no Orkut?
pois bem).
E SE EU QUISER FAZER UM GIF PRÓPRIO?
Há vários GIF makers espalhados pela internet (gosto deste por nenhum motivo aparente) - a
maioria deles transforma uma sequência de imagens ou um trecho de um vídeo em
animação de graça. Mas, claro, há limitações. Normalmente, a qualidade da
imagem resultante não é boa, o GIF fica com a marca d’água do maker e a duração
máxima não ultrapassa os 10 segundos.
Se você quer fazer um GIF em uma resolução maior, com a
duração que você bem entender e tem habilidades mínimas com o Photoshop, essa é
uma opção. Aqui tem um tutorial
bacana.
Agora, se você é uma pessoa desprendida e acha que nenhum
GIF pré-fabricado poderia traduzir sua própria awsomeness, não se preocupe.
Recomendo dois programas: o primeiro
usa imagens de sua webcam para fazer GIFs e o outro permite que você insira o
seu rosto (ou o do seu amigo, inimigo, cachorro) em GIFs já existentes. Apenas maravilhoso.
OK, O GIF DESEJADO ESTÁ EM MÃOS. Mas como vou conseguir
lembrar dele pras ocasiões especiais?
Existe um app para isso, meu caro. O GIFME é uma extensão para o Chrome que permite
que você crie um banco de GIFs de forma fácil. Instale o programa, clique com o
botão direito sobre o GIF e selecione ‘GIFME’. Para acessar sua biblioteca,
basta clicar no botão do GIFME que deve ter sido instalado em seu navegador.
Também vale usar o Pinterest e o WeHeartItcom o mesmo propósito - e ainda
separando os GIFs em pastas.
COMO DISTRIBUIR O GIF
Como você sabe, o Facebook não reproduz animações. Então não
adianta tentar a sorte e colocar um GIF no post como se ele fosse uma foto. Até
existem alguns serviços, como o próprio GIPHY, que afirmam conseguir colocar
GIFs no Facebook - mas tudo não passa de um atalho, o usuário ainda precisa
clicar na imagem para que ela se movimente, como se fosse um vídeo. Então o
mais correto, pelo menos na minha humilde opinião, é clicar com o botão direito
no GIF, selecionar ‘copiar link da imagem’ e colocar a URL no post, para que os
outros usuários cliquem e se tornem testemunhas da sua genialidade.
Em serviços de e-mail mais antigos (vide outlook) é a mesma
coisa. Coloque a URL e deixe que o seu contato clique e veja o link no
navegador. Esses dias, um amigo bem intencionado resolveu mandar um GIF aqui
pra redação e anexou o arquivo no e-mail. Não caia nessa - o trabalho é maior
tanto para quem manda o GIF quanto para quem recebe (e nosso amigo virou piada
por um tempo). Já em serviços mais modernos (vide Gmail) é possível anexar a
animação diretamente no corpo de texto. Copie e cole a imagem - você deve vê-la
em movimento já na sua tela e seu amigo irá recebê-la da mesma forma.
Se todos os seus amigos estão na onda dos GIFs, vale testar
o Relay, um app nos moldes do Whatsapp, mas que oferece um enorme
acervo de imagens animadas para enviar para seus contatos (eles também precisam
ter o Relay instalado). Funciona para Android e iOS,
permite integração com o Facebook e é de graça. Vale conferir.
CONTEXTO
Desnecessário falar, mas use GIFs com parcimônia e
sabedoria. Se você quer que um GIF ilustre uma ideia, ele precisa ter a ver com
a mensagem que você vai mandar e ser compreendido por qualquer um. Ou seja, ele
precisa ser claro o suficiente e não apenas engraçado.
Tem alguma dica de site/app para GIFs? Poste nos comentários
e vamos espalhar as animações pelo mundo!