Rondonópolis/MT,

Como ser o rei dos GIFs

Eu não preciso começar esse texto advogando sobre a importância dos GIFs na forma como nos comunicamos hoje. Se você é uma pessoa minimamente conectada, já deve ter percebido que, de forma crescente, pessoas expressam suas reações e emoções através das imagens animadas. Afinal, os 'filminhos' cumprem o papel das palavras de forma mais sucinta e, às vezes, até mais eficiente. Há GIFs popularizados por serem tão awesome que merecem ser ~eternizados de forma efêmera~ em suas redes sociais. Não sabemos se é a semi- hipnose provocada pela animação cíclica, a facilidade de compartilhamento... o fato é que GIF é vida.

E caso você esteja lamentando sua falta de habilidade na hora de postar as animações, a dificuldade de encontrar o GIF perfeito para o momento perfeito, ou xingando aquele seu amigo inconveniente que chama os seus GIFs de velhos, não se preocupe. Temos dicas que podem te ajudar nessa jornada rumo à maestria das imagens animadas.

O dicionário define GIF como…


...mentira, vamos parar com a baboseira e ir direto ao que interessa.

COMO ACHAR O GIF PERFEITO

Circulando pelas interwebs, é claro. Às vezes o melhor GIF vem das fontes mais improváveis possíveis - tipo aquele seu amigo que dá autolike em posts do Facebook. Então mantenha a mente aberta. Mas, claro, vamos facilitar o seu trabalho e indicar algumas boas fontes.

>>> Como eu me sinto quando - dispensa apresentações. É bacana por ter GIFs nacionais, vindos de novelas, BBB, etc.

>>> Buzzfeed - procure pela tag “GIFs” e fique atento para as grandiosas coletâneas de ‘melhores GIFs de cães/gatos/whatever’. E, sim, falamos da versão gringa, a original americana.

>>> 4gifs - sabe aqueles GIFs absurdos de programas asiáticos, de acidentes russos, de puro e completo nosense? Aqui você vai encontrá-los.


>>> Giphy - permite que você busque o GIF por palavra chave, embora o acervo não seja dos melhores.

>>> GIF Hell - mostra os GIFs mais compartilhados pelo Twitter. Mas cuidado - tem material NSFW lá.
>>> Os mais novos GIFs da web? Dê um pulo nesse fórum do Reddit.

>>> Tumblrs - digamos que você seja fã de uma série, de um filme, etc. e que você deseje muito usar GIFs vindos da dita franquia. Dê um Google em Sherlock (ou o nome do produto em questão)+GIFs+Tumblr e voilá. Você terá uma quantia enorme de GIFs produzidos por fãs em suas mãos. Eu acredito, de coração, que há Tumblrs de GIFs para qualquer coisa da vida.

>>> Se você quer um GIF específico, vale apelar para o Google. No Google Images, há uma ferramenta que filtra animações. Mas se você não tem um GIF exato em mente, não vale a pena - a busca demora para carregar as imagens e os resultados nem sempre são mais modernos (lembra daqueles posts de imagens 'com glitter brilhante' que sua tia postava no Orkut? pois bem).

E SE EU QUISER FAZER UM GIF PRÓPRIO?

Há vários GIF makers espalhados pela internet (gosto deste por nenhum motivo aparente) - a maioria deles transforma uma sequência de imagens ou um trecho de um vídeo em animação de graça. Mas, claro, há limitações. Normalmente, a qualidade da imagem resultante não é boa, o GIF fica com a marca d’água do maker e a duração máxima não ultrapassa os 10 segundos.

Se você quer fazer um GIF em uma resolução maior, com a duração que você bem entender e tem habilidades mínimas com o Photoshop, essa é uma opção. Aqui tem um tutorial bacana.

Agora, se você é uma pessoa desprendida e acha que nenhum GIF pré-fabricado poderia traduzir sua própria awsomeness, não se preocupe. Recomendo dois programas: o primeiro usa imagens de sua webcam para fazer GIFs e o outro permite que você insira o seu rosto (ou o do seu amigo, inimigo, cachorro) em GIFs já existentes. Apenas maravilhoso.


OK, O GIF DESEJADO ESTÁ EM MÃOS. Mas como vou conseguir lembrar dele pras ocasiões especiais?

Existe um app para isso, meu caro. O GIFME é uma extensão para o Chrome que permite que você crie um banco de GIFs de forma fácil. Instale o programa, clique com o botão direito sobre o GIF e selecione ‘GIFME’. Para acessar sua biblioteca, basta clicar no botão do GIFME que deve ter sido instalado em seu navegador. Também vale usar o Pinterest e o WeHeartItcom o mesmo propósito - e ainda separando os GIFs em pastas.

COMO DISTRIBUIR O GIF

Como você sabe, o Facebook não reproduz animações. Então não adianta tentar a sorte e colocar um GIF no post como se ele fosse uma foto. Até existem alguns serviços, como o próprio GIPHY, que afirmam conseguir colocar GIFs no Facebook - mas tudo não passa de um atalho, o usuário ainda precisa clicar na imagem para que ela se movimente, como se fosse um vídeo. Então o mais correto, pelo menos na minha humilde opinião, é clicar com o botão direito no GIF, selecionar ‘copiar link da imagem’ e colocar a URL no post, para que os outros usuários cliquem e se tornem testemunhas da sua genialidade.

Em serviços de e-mail mais antigos (vide outlook) é a mesma coisa. Coloque a URL e deixe que o seu contato clique e veja o link no navegador. Esses dias, um amigo bem intencionado resolveu mandar um GIF aqui pra redação e anexou o arquivo no e-mail. Não caia nessa - o trabalho é maior tanto para quem manda o GIF quanto para quem recebe (e nosso amigo virou piada por um tempo). Já em serviços mais modernos (vide Gmail) é possível anexar a animação diretamente no corpo de texto. Copie e cole a imagem - você deve vê-la em movimento já na sua tela e seu amigo irá recebê-la da mesma forma.

Se todos os seus amigos estão na onda dos GIFs, vale testar o Relay, um app nos moldes do Whatsapp, mas que oferece um enorme acervo de imagens animadas para enviar para seus contatos (eles também precisam ter o Relay instalado). Funciona para Android e iOS, permite integração com o Facebook e é de graça. Vale conferir.

CONTEXTO

Desnecessário falar, mas use GIFs com parcimônia e sabedoria. Se você quer que um GIF ilustre uma ideia, ele precisa ter a ver com a mensagem que você vai mandar e ser compreendido por qualquer um. Ou seja, ele precisa ser claro o suficiente e não apenas engraçado.

Tem alguma dica de site/app para GIFs? Poste nos comentários e vamos espalhar as animações pelo mundo!