Makes para peles negras e morenas

Maquiagem é algo muito subjetivo. Para saber quais cores e estilos melhor combinam conosco, é preciso testá-los na pele e observar não só a combinação de cores, mas também se o resultado é condizente com a nossa personalidade. Ainda assim, certas cores parecem ter sido feitas para determinados tons de pele, e o resultado é quase 100% das vezes favorável.

Se você tem a pele negra ou morena, confira abaixo as 16 melhores makes para esses tons de pele e inspire-se nas produções usadas pelas famosas:

Batom vinho
Rihanna apostou na boca escura, que ficou ideal para o tom de pele dela, combinada com um delineado simples.

Batom laranja
Beyoncé (esq.) e Jennifer Hudson mostram que a cor é democrática e fica muito bem em peles morenas.

Batom marrom
Oprah usou um tom de batom que fica entre o roxo e o marrom, perfeito para a pele negra. Nos olhos, sombra preta esfumada com a cor roxa, delineador e muita máscara.

Batom rosa
O tom não é exclusividade das loiras. Queen Latifah (esq.) optou por uma cor mais aberta e cremosa, enquanto Solange Knowles apostou no efeito apagado.

Brilho
O iluminador é um item chave na nécessaire da mulher negra e morena. Além da pele, os olhos também merecem brilho. Aposte nos tons dourados ou perolados, como fez Rochelle Aytes.

Make de diva
A clássica combinação do delineador com o batom vermelho ficou perfeita no tom de pele de Rihanna. Atemporal e elegante, a produção é apropriada para as mais diversas ocasiões.

Make dourada
Muito favorecedora, a maquiagem em tons de dourado combina perfeitamente com este tom de pele. Use a cor na sombra, como fez June Ambrose (esq.), ou para iluminar o rosto e a pálpebra, como na produção de Zoe Saldana.

Dourado discreto
Porém, quem não gosta de muito brilho na maquiagem pode se inspirar em Beyoncé e usar um pouco de sombra iluminadora dourada somente no canto interno do olho e na linha d'água. O efeito abre e destaca o olhar.

Esfumado discreto
Para acertar em qualquer situação, aposte no olho preto esfumado, como fez Gabrielle Union. A make valoriza a beleza e é sempre apropriada.

Esfumado dramático
Já quem gosta de dramaticidade no olhar pode fazer como Tyra Banks e apostar no smokey eye com muita emoção. A modelo adicionou, ainda, um pouco de brilho nas pálpebras e, para balancear, optou por um batom cor de boca.

Make de bonita
Sabe aqueles dias em que você quer estar linda e, ao mesmo tempo, com cara de 'pouco produzida'? Faça como Arlenis Sosa e use um bom corretivo para cobrir as imperfeições da pele, ilumine as maçãs do rosto e finalize com um batom rosado discreto.

Make clássica
Rihanna usou a versão mais 'clean' do olho preto básico. Ao invés do esfumado, a cantora apostou no delineado perfeito por cima de uma sombra marrom bem discreta, que serviu apenas como fundo para o traço, e batom nude.

Tons terrosos
Seja nos olhos, nas bochechas ou na boca, os tons terrosos ficam muito bem na pele morena e negra e ajudam a ressaltar a beleza natural. Jennifer Lopez optou pelos olhos esfumados em tons de marrom, que seguiram a cor do blush.

Maquiagem roxa
Naomi Campbell mostra que o tom roxo favorece e muito a beleza da pele negra. A modelo optou por usar a cor tanto nos olhos quanto na boca, em uma produção ousada.

Sombra azul
Outra cor que orna perfeitamente com a pele morena é o azul, conforme mostra Queen Latifah. A atriz usou o tom esfumado com sombra preta no canto externo do olho, combinação que ficou muito elegante.

Batom ameixa
Assim como os outros batons de cor escura, o tom ameixa é muito favorecedor quando usado na pele morena e negra, conforme mostra Rihanna.