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Rondonópolis/MT,

Berries ou frutas vermelhas: benefícios

As berries ou frutas vermelhas (e roxas e rosas...) como são mais conhecidas, além de saborosas são muito benéficas à saúde. Se você ainda não as conhece, não perca tempo, esse é o momento para saber tudo o que elas têm para lhe oferecer. 

Muitas dessas frutas são provenientes da Europa e América do Norte. No Brasil algumas são cultivadas na região Sul do país. “Estão conquistando médicos e consumidores brasileiros por conta dos benefícios que podem trazer para a beleza, comoretardar o envelhecimento e amenizar os danos à pelecausados pelo sol”, conta a Dra. Suzete Motta, médica com formação em medicina esportiva (SP).
Motta explica que as berries são ricas em substâncias com efeito antioxidanteantineurodegenerativo e anti-inflamatório. "Essas frutinhas, pequenas e azedinhas, contém compostos fenólicos, como as antocianinas, flavonóis, flavonóides e proantocianidinas, que agem evitando ou amenizando danos oxidativos no corpo humano, inclusive na pele", acrescenta.

A especialista relata quais são as suas propriedades, para que você conheça e aposte suas fichas nesses frutos:

BLUEBERRY (MIRTILO)
É rico em antioxidantes e fibras que ajudam a retardar o envelhecimento da pele, estimular a produção de colágeno e é indicado para controlar a hipertensão e ajudar na memória.

RASPBERRY (FRAMBOESA)
Contém fibras, vitamina C e K, cálcio, magnésio e ácido fólico, indicado para as grávidas. O efeito antioxidante de todas essas vitaminas combinadas traz benefícios não só para a pele como para as articulações, aliviando doenças, como a artrite.

CRANBERRY (OXICOCO)
Com alta concentração de vitamina C, protocianidina A e substâncias antioxidantes têm como principal indicação médica a prevenção de infecções urinárias. Na beleza, é também uma das mais presentes, junto com o açaí, em produtos cosméticos.

STRAWBERRY (MORANGO)
Tem vitaminas C e K em alta concentração, além de fibras, flavonóides, ajuda no controle da hipertensão e de doenças cardiovasculares.

AÇAÍ (OU AÇAÍ BERRY)
Possui um dos maiores níveis de antioxidantes, além de vitaminas, açúcares essenciais, bioflavonóides e óleos emolientes. Um dos mais comuns, junto com o cranberry, nas fórmulas de cosméticos, além de apresentar propriedades anticancerígenas.

De acordo com o Dr. André Veinert, nutrólogo (SP) esses frutos são recomendados para todas as pessoas, desde a infância até a terceira idade (com moderação). “A forma de consumo mais indicada é a in natura, mas se preferir pode ser ingerida por meio de geleia, em compotas, com iogurtes, etc. No caso da polpa congelada, a técnica consegue preservar boa parte dos compostos antioxidantes do produto; mas quando passam pelo processo de desidratação e secagem, (comparado ao das passas), podem perder parte da vitamina C, do betacaroteno e dos compostos antioxidantes, dependendo do processo usado”, garante. Motta complementa ao dizer que as berries podem ser consumidas nos preparos de sucos, chás, ou também por meio de cápsulas. “Embora saibamos que essas frutinhas devem estar em todas as refeições, de quatro a seis vezes ao dia, a quantidade dependerá do peso, estatura e gasto energético diário de cada um, portanto a avaliação de um profissional experiente é importantíssima para a indicação correta de consumo”, orienta a especialista.

Confira a receita sugerida pela Dra. Suzete Motta para que você possa introduzir as berries em sua alimentação:

Salada de frutas vermelhas

Ingredientes

- 5 morangos
- ½ xícara de framboesas
- ½ xícara de mirtilos
- ½ xícara de amoras-pretas
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol

Preparo

Limpe e corte os morangos ao meio. Lave todas as outras frutas e escorra bem. Misture tudo com as sementes de girassol e sirva em seguida.