O que será que acontece nos banheiros femininos?

Esse post é para matar a curiosidade masculina. O banheiro feminino é um ‘universo’ desconhecido e fascinante, que desperta o interesse dos homens que anseiam por saber por que as mulheres, afinal, vão juntas ao banheiro.

Essa é uma questão que a fotógrafa Maxi Cohen tenta responder a décadas, já que desde criança o banheiro feminino era seu refúgio e esconderijo favorito.

Mas a ideia de registrar o que acontece por lá só veio anos depois, em 1978, quando estava no jantar de premiação do Festival de Cinema de Miami. Para fugir do tédio dessas cerimônias, ela recorreu ao banheiro e ficou encantada vendo octogenárias ajustando seus espartilhos e cílios postiços. “Elas me pareciam mais interessantes do que a premiação, então fiquei observando e fotografei a cena”diz Maxi. Assim nascia a série “Ladies Around the World.

Ao longo de 30 anos, a fotógrafa e documentarista vem registrando banheiros de diferentes locais, línguas e estilos, presenciando momentos vulneráveis e confissões íntimas, que vão desde o sexo ao adultério, do poder ao abuso, da moda à fama e do horror ao deleite.

Confira algumas fotos do projeto:



















O sucesso do projeto fê-lo correr mundo, indo da Austrália à Zâmbia, de Bombai à Bósnia, do Rio de Janeiro a Tel Aviv. Tudo com o objetivo de mostrar o lugar onde as mulheres trocam conselhos (às vezes com desconhecidas), dividem emoções ou simplesmente se arrumam em rituais de beleza mais ou menos complexos.

Pra quem for ou estiver em SP, a Galeria Lume expõe até hoje (25/03) uma série de fotos do projeto Ladies Around the World. Imperdível!

Todas as fotos © Maxi Cohen