Voo Varig 967: o avião brasileiro que desapareceu

Em 1979, um Boeing 707 decolou no Japão rumo ao Rio de Janeiro com seis tripulantes e mais de um milhão de dólares em obras de arte. Nunca mais foi visto.

Como você sabe, o misterioso desaparecimento do voo MH370 da companhia Malaysia Airways está dando o que falar e, até o momento da publicação desta matéria, seu paradeiro continuava sendo desconhecido. Contudo, apesar de o sumiço de aeronaves ser algo bem raro, isso não significa que não existam casos que jamais foram solucionados. Aliás, um deles ocorreu em 1979 e envolveu um avião brasileiro.

No dia 30 de janeiro de 1979, um avião cargueiro Boeing 707 saiu do aeroporto de Narita, no Japão, com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro. O voo Varig 967 tinha seis tripulantes e transportava 153 quadros do pintor Manabu Mabe, avaliados em US$ 1,24 milhão.

Reprodução/Aviation Safety Network


O comandante era Gilberto Araújo da Silva, piloto experiente com mais de 23 mil horas de voo. Gilberto fez o primeiro contato com a torre de controle às 20h45, cerca de vinte minutos depois da decolagem. O segundo contato, previsto para 21h23, não aconteceu.

Globo / Via youtube.com

Seis anos antes, o comandante Gilberto estava em outro acidente e pousou um avião em chamas em um campo de cebolas perto de Paris. 122 pessoas morreram e Gilberto foi condecorado pelo governo francês por ter evitado uma tragédia maior.

Globo / Via youtube.com

Globo / Via youtube.com

O avião nunca foi encontrado — nem destroços, nem sinais do acidente. À época, surgiram ao menos três teorias conspiratórias para explicar o desaparecimento:

1. O avião havia sido abatido após invadir o espaço aéreo da Rússia

2. Colecionadores de arte teriam sequestrado o avião (US$ 1,24 milhão em obras de arte, lembra?)

3. Como não podia deixar de ser, ETs teriam sumido com o avião.


A teoria mais aceita, no entanto, diz que a cabine sofreu uma despressurização lenta, o que levou a tripulação a perder os sentidos. A aeronave teria voado um tempo no piloto automático e finalmente caído no Oceano Pacífico.

Assista à matéria do “Fantástico” sobre o mistério do voo 967

)
Globo / Via youtube.com


Foto de capa: Werner Fischdick