Consumir farelo de aveia emagrece

Grão esfarelado acaba com a fome e é ideal para adicionar a receitas. Farelo de aveia é um dos maiores segredos das dietas modernas e é a aposta certeira das famosas para perder peso. Isso porque o grão esfarelado tem poder emagrecedor e pode ser facilmente consumido em receitas gostosas, que fazem enxugar os quilinhos extras sem perceber, evitando passar por grandes sacrifícios.

Prova disso é que o programa alimentar mais famoso da atualidade, a Dieta Dukan, se baseia em adicionar farelo de aveia às receitas em substituição à farinha branca. Essa simples mudança faz com que os pratos se tornem mais saudáveis e ajudem a eliminar calorias.

Esse regime se tornou conhecido após ser seguido pela princesa Kate Middleton. Depois disso, virou o queridinho das famosas: as internacionais Beyoncé, Jennifer Lopez e Penélope Cruz e as brasileiras Mariana Belém, Fernanda Paes Leme e Ildi Silva são algumas das seguidoras.

Aveia pode ser encontrada em farinha, flocos ou farelo. O último é o mais indicado para a dieta (Créditos: Thinkstock)

Benefícios do farelo de aveia

A aveia é um grão potente, rica em minerais como cálcio e ferro, além de possuir vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. Entre seus benefícios, é capaz de promover sensação de saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, facilitar a digestão, controlar a pressão arterial, diminuir colesterol ruim e controlar quantidade de açúcar no sangue.

Pode ser encontrada nas versões farelo, farinha ou flocos. Entre as três, o farelo de aveia é o que mais ajuda na dieta. “Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas”, explica a nutricionista Vivian Goldberger.

Como consumir

Segundo a profissional, é indicado comer 30 gramas do alimento por dia, o equivalente a três colheres de sopa. Além disso, para adquirir todos os benefícios da aveia é necessário beber de cinco a seis copos de água por dia, para que ela não cause prisão de ventre.
É possível adicionar o farelo a frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas. Existem também receitas da Dieta Dukan que utilizam o ingrediente.

Farelo de aveia é ideal para substituir farinha branca em receitas como pães e bolos (Créditos: Thinkstock)


Fonte: Bolsademulher por Ana Flora Toledo