Rondonópolis/MT,

Flores exóticas

Dê uma olhada: quem sabe você acha uma dessas flores bem estranhas no seu jardim! Flores podem ser coisas muito bizarras. Algumas lembram bichos e outras parecem até monstros.

Quem sabe caveiras brotando no seu jardim? Montagem grotesca? Não. São flores de verdade. Meio assustadoras e monstruosas, mas flores! São as flores caveiras, as Antirrhinum. Tem mais. O site Bored Panda fez uma seleção da flora mais esquisita do planeta. A gente tomou uns sustos, mas assina embaixo em relação às escolhas.

Curtiu essa boca de batom? É a Psychotria elata, ou flor-do-beijo ou dos lábios.
Brota em  arbustos ou árvores de clima equatorial ou tropical, na América do Sul e Central. Tem entre 0,6 m a 0,9 m de altura. Pode chegar a 1,8 m.

Os homenzinhos abaixo não são ETs. Eles são, na real, orquídeas. São as Orchis italica, comuns em regiões mediterrâneas. Conhecida como flor-dos-macaquinhos-dependurados, pode ser vista em Portugal e no sul da Europa.

Não é um pássaro! Essa flor cabulosa é outra orquídea. A Moth Orchid, ou orquídea asiática, tem, como as demais flores deste ensaio, cores extravagantes para atrair insetos e pássaros. Sinalizam assim que estão cheias de um saboroso néctar. Suas formas, por outro lado, muitas vezes evoluem para atrair ou acomodar polinizadores específicos, ou também para confundir e se proteger de parasitas ou polinizadores menos desejáveis. Algumas flores são mais acolhedoras para as abelhas, enquanto outras são perfeitos para beija-flores ou insetos.

Não parece que tem um filhote de pombo no meio da flor? Essa é a incrível Peristeria elata, ou pequeno pombo. Dá pra encontrar essas flores na América Central ou do Sul. Tem flores assim da Costa Rica à Amazônia, no Peru, Equador, Peru, Colômbia, Guianas e norte do Brasil. Tem algumas delas no Sudeste do País também.

Peraí, essa parece o Darth Vader! Veja mais de perto e elas ficam ainda mais parecidas com personagem nerd do filme Star Wars. Ela é a Aristolochia salvadorensis. É encontrada na América do Sul e Central.

Conheça a Impatiens psittacina, ou flor-papagaio. Parece um pequeno papagaio voando. Ela pode ser achada no norte da Tailândia. É uma espécie de prima distante de flores conhecidas no Brasil como a Maria-sem-vergonha, de origem africana.

Outra que parece uma ave! É a Habenaria radiata. Nasce na China, Coreia, Japão e algumas regiões da Rússia.

E esse bicho esquisitão? Essa flor é a Ophrys bomybliflora.  É um espetáculo e brota na Europa, Ásia e Norte da África. Ela é também é chamada de flor-abelha, porque lembra o inseto.

Alien? Lembra: é a Calceolaria uniflora. Pode ser encontrada na Terra do Fogo, no sul da América do Sul. Muita gente a chama de' Alien Feliz' ou flor-bonequinha.

Essa é a Caleana major. Tem o nome daquilo com o que parece: orquídea pato voador. Essa belezura é nativa da Austrália.

Claro que essa só poderia ser conhecida como orquídea macaco. Mas não é qualquer macaquinho: tem um quê de vampiro. Daí o nome científico de Dracula simia, e é encontrada no Equador, Peru e Colômbia.

Essa é uma espécie rara: é Impatiens bequaertii, natural do leste da África. Só poderia ser chamada de flor-dançarina.

Eis a Habenaria grandifloriformis, que parece... Pra muita gente, anjos. Daí que ela é conhecida como orquídea-anjo.

Essa é a Anguloa uniflora, achada nos Andes. Parece ter bebês enrolados.

Que tal uma orquídea que parece uma bailarina? É a Caladenia melanema, nativa da Austrália.

E outra que lembra um tigre? Chama-se Grammatophyllum speciosum, encontrada na Nova Guiné, Malásia, Indonésia e Filipinas.

Fonte: Bored Panda, R7

Fotos: Reprodução (Bored Panda)