Por que o seu vizinho comemora o gol primeiro?

Assistir aos jogos da Copa do Mundo pode ser muito divertido, mas há alguns momentos em que é comum passarmos raiva por causa da tecnologia. Quer um exemplo? O jogador de uma seleção se prepara para bater uma falta e você está apreensivo. Eis que antes mesmo de ele se dirigir até a bola, você já ouve os seus vizinhos gritando e disparando as vuvuzelas que sobraram da Copa de 2010. Só então você percebe que a bola na sua TV também está indo para o gol.

É bem possível que você já tenha se deparado com algo desse tipo na sua vida. Existe atraso na transmissão de sinal da televisão e ela pode gerar esse tipo de situação. Mas qual seria o motivo disso? A resposta está na mesma tecnologia que faz com que a qualidade do sinal digital ser melhor do que a da TV analógica. Enquanto o modo antigo somente envia as ondas diretamente, a transmissão na TV digital precisa passar por processos codificação, compressão e decodificação.

Isso tudo demanda mais tempo para ser levado até as casas, causando os atrasos na transmissão. Também existe o fato de que a imagem digital é mais pesada do que a analógica, o que contribui para a demora na codificação e decodificação. Ainda em relação às frequências envolvidas nas transmissões, é válido dizer que as ondas de rádio são mais velozes do que as de TV analógica, o que também causaria atrasos se comparássemos as duas formas — sem falar no streaming da internet, que é o mais lento de todos.

Aparelhos de televisão mais novos podem ser mais rápidos e causar menos atrasos, mas é praticamente impossível que tenhamos essas transmissões tão rápidas quanto as das TVs analógicas em um futuro próximo. Ou seja, ou nos acostumamos com os gritos do vizinho ou isolamos acusticamente nossas casas para que nenhum som de comemoração possa ser ouvido durante os jogos!