Regras simples para escrever uma boa redação

Escrever bem é um dom? Não necessariamente. Praticar essa atividade é fundamental para desenvolvê-la e existem técnicas simples para se aperfeiçoar cada vez mais. Além disso, produzir um bom texto depende muito mais de um repertório cultural particular do que de um talento nato e, pensando nisso, separamos algumas dicas para escrever melhor.

Confira:

Leia muito
Essa é a regra mais básica para desenvolver a escrita. Gostar de ler é fundamental para expandir o vocabulário, aumentar seu repertório de ideias e ganhar mais referências. Além disso, claro, a literatura é uma poderosa fonte de cultura – fator muito importante para aperfeiçoar a escrita, garantir mais identidade e originalidade ao seu próprio texto.

Consulte dicionários e livros de gramática
Ficou em dúvida na acentuação ou grafia de uma palavra? Não tenha preguiça de pesquisar nos livros e dicionários. Nada prejudica mais um texto do que erros gramaticais. Além disso, a cada consulta, seu vocabulário se expande ainda mais.

Pratique regularmente
Como fazer uma conta de matemática, escrever também exige muita prática. O esforço e a repetição dessa atividade ajudarão você a se expressar cada vez melhor e produzir textos mais certeiros. Portanto, escreva sempre que puder, mesmo que não haja uma finalidade específica.
  
Planejamento
Antes de colocar a caneta no papel – ou começar a digitar – tente imaginar uma linha para seu texto do começo ao fim. Pense nos argumentos, na abertura, na finalização e nas ideias que pretende expressar. Assim, na hora de escrever, de fato, fica mais fácil organizar o fluxo de ideias e até mesmo improvisar se for preciso.

Escreva com estilo e entusiasmo
Escrever é uma atividade que exige concentração e fazê-la de forma dispersa pode prejudicar o resultado. Nos momentos em que parar para escrever procure colocar o máximo de entusiasmo no texto para não torná-lo raso e superficial. Além disso, não tenha medo de dar seus toques pessoais. Um texto com estilo próprio é muito mais interessante para o leitor.

Desapegue
Muitas vezes, os textos pecam pelo excesso. Precisão é fator importante para escrever bem e se expressar melhor. Quando terminar um texto, releia algumas vezes e corte fora aquilo que não for necessário para sua compreensão.

Relaxe e seja confiante
Antes de escrever, tire um tempo para relaxar e reflita. Um bom texto é aquele que transmite confiança no que está afirmando. Procure se concentrar em ser afirmativo, claro e conciso.

Fonte: iTodas

Fotos: Thinkstock