Batata doce é tudo de bom

Os benefícios da batata doce são inúmeros, principalmente para quem deseja emagrecer e conquistar a boa forma física. Este alimento pode ser consumido assado ou como ingrediente de algum prato mais elaborado, como bolo, nhoque, escondidinho, purê e pão.

A batata doce, também chamada de batata da terra, é uma planta que pertence à mesma ordem da batata inglesa, do tomate e das pimentas. Ela é originária dos Andes, mas o seu cultivo acontece nos trópicos e subtrópicos de todo o mundo.

Batata Doce
As propriedades nutricionais são responsáveis por transformar a batata doce em um ótimo alimento para a dieta. Esta hortaliça se destaca como um carboidrato complexo e com baixo índice glicêmico. Também é rica em fibras, sais minerais (ferro e potássio) e vitaminas (A, C e E).

Quantidade por 100 g de batata doce
  • Energia 119 calorias
  • Água 67,2
  • Proteínas 1 g
  • Gorduras 0
  • Carboidratos 28,3 g
  • Fibras 2,7 g
  • Vitamina A 650 mcg
A batata doce é rica em fibras e vitaminas. (Foto: Divulgação)

Batata doce faz bem para saúde
Uma das melhores formas de consumir a batata doce para absorver todos os seus benefícios é cozida e com casca, principalmente para quem inclui a batata doce na dieta.

Batata Doce, Treino e Musculação
Os benefícios da batata doce para a musculação são inúmeros também, por isso é bem comum ouvir falar de pessoas que incluem a batata doce na dieta, pois a batata doce dá muita energia para o treino e auxilia na queima de gordura, potencializando o ganho de massa muscular. Tudo isso porque a batata doce libera a glicose no sangue de uma maneira mais lenta.

Mas uma dica importantíssima é: Consuma a bata doce na quantidade certa, porque se abusar e não praticar nenhum tipo de exercício físico, a batata doce engorda mesmo!

Benefícios da Batata Doce
Rapidamente vamos falar sobre alguns dos principais benefícios da batata doce. Vamos conferir?

Fornece energia para os treinos: A batata doce é rica em carboidratos saudáveis, por isso se revela um ótimo combustível para os treinos. Além de fornecer energia para musculação e outras atividades físicas, esta hortaliça auxilia a queima de gorduras e melhora o ganho de massa muscular.

Retarda o envelhecimento: A batata doce é rica em um tipo proteína que desacelera o envelhecimento, retardando assim os principais sinais da idade, como as rugas.

Esta hortaliça fica uma delícia assada. (Foto: Divulgação)

Mantém o diabetes controlado: A batata doce é um bom alimento para os diabéticos, pois possui baixo índice glicêmico e diminui a quantidade de açúcar no sangue.

Ajuda a emagrecer: Por causa da grande quantidade de fibras na sua composição, a batata doce diminui o apetite e, consequentemente, ajuda a perder peso.

Fortalece o sistema imunológico: O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo contra uma série de doenças. A batata doce, por sua vez, reforça os mecanismos de defesa do corpo graças a sua grande quantidade de vitamina C.

Previne doenças do coração: A batata doce, quando passa a fazer parte da dieta alimentar, reduz a concentração de fibrinogênio no sangue. Esta proteína pode causar coágulos e desencadear diversas doenças cardíacas.

A batata doce ajuda a prevenir câncer. (Foto: Divulgação)

Previne câncer: Outro benefício bem interessante da batata doce é o seu potencial para prevenir diversos tipos de câncer. Isso acontece porque o alimento tem alto teor de vitamina A.

Reduz as cãibras: A cãibra se manifesta durante o treino quando a pessoa não tem um condicionamento físico adequado. O consumo de batata doce, por sua vez, reduz a incidência do problema graças a concentração de vitamina C.