Encontre no EC

Rondonópolis/MT,

Segredinhos da vovó para cozinhar melhor

Dicas para arrasar na cozinha e preparar pratos deliciosos. Comida de avó é incomparável e muitas vezes nos perguntamos como elas conseguem preparar receitas tão saborosas. Alguns dos principais segredos estão relacionados a uma característica comum entre as pessoas mais velhas: cuidado e paciência.

Confira algumas dicas para cozinhar tão bem quanto as vovós.

Escolha bem os ingredientes
A qualidade dos alimentos utilizados em qualquer tipo de receita é muito importante para um resultado satisfatório. Para não errar na hora da compra, escolha-os com cuidado, prestando atenção no aspecto e nas embalagens. Vale também pedir recomendações e marcas e produtos para os amigos e para a família.

Tenha ingredientes em casa
Para facilitar a vida na hora de cozinhar ou mesmo para incrementar receitas, a dica é ter sempre em casa alguns dos ingredientes mais básicos que são utilizados e muitos pratos, como sal, açúcar, vinagre, azeite, ovo, margarina, farinha, azeite, creme de leite e especiarias. Atenção especial na hora de conservar os alimentos para não perder seus nutrientes ou deixa-los estragar.

Bons utensílios
É comum que as vovós utilizem os mesmos utensílios de cozinha durante muitos anos e isso é importante para cozinhar bem. Isso porque, com tempo, você se acostuma com os instrumentos e aprende a usá-los melhor. Para que durem tanto tempo, entretanto, é fundamental escolher itens e boa qualidade e cuidar bem deles, tomando alguns cuidados, por exemplo, na hora de lavar a louça.

Receita na mão
Não é à toa que as vovós guardam os tradicionais cadernos de receitas. Para não errar na hora de preparar um prato, tenha a receita por perto e siga-a à risca. Assim você corre menos riscos exagerar nos ingredientes.

Vá à feira
Supermercado? Não. Muitas vovós ainda preferem comprar frutas, verduras e legumes na feira. Lá, você pode encontrar mais opções de alimentos, que, por terem maior rotatividade, acabam sendo mais frescos. E para mantê-los fresquinhos até a hora de consumir, é importante também guardar os alimentos corretamente.

Higienize os alimentos
Lave bem os alimentos antes de prepará-los. Isso é importante não só para eliminar qualquer agente nocivo à saúde, mas também para aproveitar ao máximo o sabor da comida.

Aprenda com quem sabe
Pequenos truques que as vovós usam e não estão no caderno de receitas podem fazer toda a diferença no resultado final do prato. Por exemplo, se o molho de tomate está muito ácido, uma pitadinha de açúcar pode resolver o problema; O bolo grudou na forma? Deixe-o sobre o fogo baixo por alguns segundos, isso vai fazer com que ele se solte.

Tempere a comida
Um dos principais motivos para as comidas da vovó serem tão boas é seu gosto marcante. Para isso, não tenha medo de usar e misturar temperos.

Arroz com feijão
Se você anda não tem experiência na cozinha, arrisque-se, primeiro, com os pratos mais básicos para depois ir evoluindo nas receitas. Fazer um arroz soltinho ou um feijão saboroso, por exemplo, pode parecer simples, mas também exigem alguns cuidados.

Banho-maria
O cozimento em banho-maria exige paciência, mas é muito utilizado entre as vovós em receitas de doces e salgados. Esse método aquece os alimentos com calor indireto, para evitar que eles entrem em ebulição ou fervam – caso de receitas em que é necessário derreter chocolate por exemplo. O processo é demorado, mas o resultado é saboroso.

Fonte: iTodas

Foto: Thinkstock