Dicas para administrar melhor o seu dinheiro

Ninguém sabe ao certo uma receita para "fazer dinheiro". O que pode acontecer é arriscarmos nossas chances e aprendermos com as experiências. Para te ajudar a administrar melhor suas finanças, a Cosmopolitan separou nove dicas que toda mulher deve saber.


1. Espere para comprar algo bom ao invés de gastar com algo descartável
Há certas coisas que merecem certo investimento, como um bom armário para o seu quarto. Se você ainda não consegue comprar um de qualidade, espere e invista seu orçamento em um móvel que não lhe trará dor de cabeça durante um bom tempo. 

2. Faça a compra do mês em um mercado comum
Deixe o que é especifico para ser comprado separadamente. Compre os itens básicos em algum mercado popular. Papel higiênico, açúcar e ovos você encontra em qualquer lugar. Vá em algum empório que tenha os preços mais salgados só para comprar aquele queijo do sul da França que você ama! 

3. Leve um lanchinho
Em vez de comer aquela barrinha de cereais ou uma fruta todos os dias na lanchonete perto do seu trabalho, vá ao mercado e compre uma caixa delas. Você com certeza vai economizar. 

4. Organize seu cartão de crédito
Estabeleça pagar com o cartão apenas os gastos exclusivos que são indispensáveis, como gasolina. É importante você não estourar seu limite, pois o dia que você quiser investir em alguma viagem que surgiu de última hora no site de compras coletivas, você poderá se endividar sem grandes problemas. 

5. Divida suas finanças em 50/30/20 por cento
Elizabeth Warren, a professora de Harvard e autora do livro "All Your Worth: The Ultimate Lifetime Money Plan" (em português, Todo o seu valor: O plano financeiro final da vida), estudou uma tese para organizar as finanças de quem ainda não chegou aos 30 anos. De acordo com Warren, o ideal é gastar 50% do seu salário com necessidades essências (como aluguel, alimentação e transporte), 30% com desejos (como roupas e viagens) e outros 20% devem ser guardados para o seu futuro (ou na poupança). 

6. Não tenha medo de gastar
Se você tem um novo emprego e agora ganha muito mais que o anterior, não se culpe por gastar mais. Ajuste o seu estilo de vida de acordo com o que você recebe. Pense: se você pode comprar mais coisas, também pode economizar em maior quantidade. 

7. Observe suas chances de prosperidade
Não tenha medo de perguntar para o seu chefe quais são os objetivos da empresa que você trabalha para projetar o quanto você vai crescer - e ganhar. É importante fazer planos de como será sua vida financeira nos próximos anos.

8. Não empurre a dívida com a barriga!
Nunca deixe uma dívida acumular mês após mês. Faça o possível para pagá-la o quanto antes. Assim, você economiza com juros e dorme mais tranquila. 

9. Fuja dos cartões de loja
Eles podem te colocar em uma roubada oferecendo milhares de opções de pagamento e te entregando o dobro de juros!

Fonte: Mdemulher por Stephanie Bevilaqua (colaboração) - Edição: Amanda Figueiredo