Lichia: poderosa, refrescante e derrete gordura abdominal

Fruta de origem chinesa, a lichia além de refrescante e saborosa é grande aliada da barriga chapada. Segundo a nutricionista Silvia Lancellotti, além de favorecer a perda de peso, a fruta é rica em nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

Benefícios da lichia 
Ótima fonte de vitamina C, a lichia estimula o sistema imunológico, melhora a absorção de ferro pelo intestino e aumenta a resistência contra infecções. “A lichia também é rica em potássio e vitaminas do complexo B contribuindo para o processo de contração muscular”, afirma ela. Ainda de acordo com Silvia, a frutinha é rica em antioxidantes que ajudam preservar a memória, fortalecer unhas e cabelos e combater o envelhecimento.

Rica em vitamina C, a lichia ajuda a evitar infecções (Thinkstock)

Barriga chapada 
Pouco calórica – cerca de 10 unidades contêm 66 calorias – a lichia ainda dá aquela mãozinha na hora de chapar a barriga. Segundo a nutricionista, um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, revelou que a lichia favorece a eliminação de gordura abdominal. Os pesquisadores explicaram que a responsável por “derreter” a gordura é a cianidina, substância que tinge a casca de vermelho.

“É importante destacar que a fruta sozinha não é capaz de eliminar toda a gordura abdominal. É preciso conciliar o consumo da lichia com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos”, destaca a nutricionista.

Como consumir 
A especialista afirma que a lichia pode ser consumida em sucos e shakes, mas indica a ingestão da fruta in natura. “Além de garantir que o valor calórico seja baixo, consumir a fruta in natura é a melhor maneira de aproveitar todas as propriedades da lichia”, completa.

Contraindicação 
De acordo com a nutricionista, não há uma contraindicação para o consumo da lichia. “Contudo, como a fruta é em potássio (170 mg por 100 g de polpa), deve ser consumida com moderação por quem tem disfunções renais”, explica.

Chá de lichia
 O chá das cascas da fruta também faz bem para saúde (Thinkstock)

O pericarpo (casca) da lichia contêm compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis. “As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias”, diz Silvia. Por isso, o chá das cascas da lichia também é grande aliado da saúde.


Fotos: Thinkstock