Receitas caseiras para aliviar azia imediatamente

Está sofrendo com queimação de estômago neste momento? Veja como acabar com o sintoma. Consumo excessivo de fritura, gordura e bebida alcoólica, cigarro e maus hábitos alimentares são alguns dos principais fatores que causam azia. A sensação desagradável acaba com o dia de qualquer um e ás vezes é tão forte que acaba causando outros sintomas, como enjoo.

Apesar de ser mais fácil prevenir do que remediar, agora que o estrago foi feito, não adianta ficar lamentando. Se você está vivenciando refluxo, queimação no estômago e outros sintomas da má digestão agora e precisa de um alívio rápido, confira as sugestões a seguir:

Água com bicarbonato de sódio
Por ter o pH alto, ajuda a neutralizar a acidez do estômago. Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo d’água e beba de uma vez só.

Suco de aloe vera
A aloe vera ajuda a reduzir a inflamação do estômago e desintoxicar o organismo. No mercado, é possível encontrar o suco pronto ou o gel para preparo. Se preferir e tiver acesso à planta, raspe a parte interna (amarelada, com aspecto gelatinoso) até obter 2 colheres de sopa e bata com 1 copo de água e mel.

Masque chiclete
O hábito estimula as glândulas salivares e aumenta o fluxo de saliva, que dilui e ‘empurra’ o ácido para baixo, expulsando-o do esôfago. Mastigue uma unidade de chiclete sem açúcar por cerca de 30 minutos para obter os resultados.

Permaneça sentada ou em pé
Quando deitamos, o suco gástrico tende a retornar para o esôfago, intensificando a sensação de queimação. Evite deitar-se enquanto os sintomas não melhorarem.

Coma uma banana
A fruta contém antiácidos naturais e ajuda a combater o refluxo.

Tome leite 0% gordura
O leite é um ingrediente controverso quando se trata da cura para a azia. Em um primeiro momento, ele ajuda a acalmar os sintomas, mas, depois, estimula o estômago a produzir ainda mais ácido, graças a seu alto teor de gordura. Tente beber meio copo de leite desnatado para não obter este efeito reverso e não exagere na quantidade.

Coloque uma roupa solta
Roupas muito apertadas aumentam a pressão sobre o abdômen e favorecem o refluxo. Troque a calça jeans por uma mais soltinha.