Lábios grossos, finos, pequenos ou cupido: saiba o batom certo para eles

Saber qual o batom certo para você não depende apenas de conhecer as tendências de maquiagem. Afinal, nem tudo o que está em alta combina com todas as mulheres. Além do tom de pele, o tipo de lábio é outro fator que interfere na hora de escolher a cor do batom. Para não errar, especialistas em maquiagem ensinam alguns truques.

Como escolher o batom certo

Lábios grossos
Angelina Jolie e Lupita Nyong'o têm lábios grossos (Crédito: Getty Images)

As atrizes Angelina Jolie e Lupita Nyong'o são dois exemplos de lábios grossos. Apesar de ser uma característica super sexy, pode ser também arriscado para usar muita textura ou gloss, que aumentam mais a boca. "Quem tem lábios grossos pode sim usar batons com cores vibrantes, como vermelho, mas vai depender da personalidade da mulher", diz a maquiadora Angélica Teixeira, da Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro.

Segundo ela, se a intenção é disfarçar e não deixar os lábios tão evidenciados, a dica é apostar em cores neutras, próximas ao seu tom de pele, como bege, rosado, pêssego e nude. Para as negras o marrom sempre é uma boa opção.

Lábios finos
Fernanda Lima e Demi Moore têm lábios pequenos (Crédito: Ag News / Getty Images)

Mulheres que têm os lábios mais finos, como a apresentadora Fernanda Lima e a atriz Demi Moore, devem evitar os tons mais escuros, como vinho e roxo, que tendem a deixar o tamanho da boca mais fechado.

Já as cores claras, texturas e gloss ressaltam a largura e criam uma ilusão de aumento labial. "Também indico os tons cítricos, vibrantes, abertos e cintilantes, que podem variar entre rosa-claro, coral, lilás e cereja”, sugere o maquiador Rick Silva, do Studio de Beleza Sonia Nesi.

Lábios pequenos
Gwyneth Paltrow e Kirsten Dunst têm lábios pequenos (Crédito: Getty Images)

Para lábios pequenos, como as atrizes Gwyneth Paltrow e Kirsten Dunst, a dica é acentuar o arco natural do lábio superior. "Você pode usar um lápis labial para fazer o contorno suave da boca, mas nada muito definido. Depois, aplique o batom ao redor da boca e espalhe para o centro dos lábios", ensina a maquiadora Sandra Santanna, do Nilcéia Rocha Coiffeur.

Na hora de escolher as cores, ela diz que as mais fortes devem ser evitadas, pois diminuem ainda mais. Outra dica é aplicar um pouco de iluminador na marcação do ‘v’ e usar gloss no centro da boca, causando a impressão de volume.

Boca cupido
Fernanda Paes Leme e Débora Nascimento têm lábios cupido (Crédito: Ag News)

As atrizes Débora Nascimento e Fernanda Paes Leme são exemplos de mulheres que têm o lábio cupido, ou seja, em cima é menor que embaixo. Nesse caso, a dica da maquiadora Waleska Zanouyr, do Werner Coiffeur, é passar o lápis de boca dentro da linha natural e não deixar o batom ficar muito marcado no “V” central. 

Para a parte inferior, gloss é uma boa alternativa para realçar a parte inferior. "As cores podem ser tanto tons escuros como claros, mas na parte de cima os tons escuros devem ficar menos marcados”, ensina.

Fonte: iTodas por Mariana Bueno

Foto capa: Thinkstock