O selfie e suas curiosas variações

Com o advento das câmeras frontais nos celulares, o comum autorretrato passou a se chamar “selfie”, e deixou de ser simplesmente uma tentativa de “foto de perfil” do dono do aparelho. A prática se tornou cada vez mais comum com auxílio das redes sociais, e passou a exercer um papel desde uma espécie de “diário”, com cliques ao passar do dia, até como um autógrafo digital, quando os usuários acabam se encontrando com famosos.
 
As fotos, que já serviram para identificar suspeitos de crimes, registrar combates de incêndio bem sucedidosrelembrar desastres aéreos e até para serem “invadidas” por membros da Família Real britânica, como a Rainha Elizabeth e seu neto o príncipe Harry, acabaram ganhando variações que vão muito além de um retrato cotidiano.

Sem limite para a criatividade, os usuários dispensaram o prefixo do termo (self, que em inglês é empregado para se referir a si próprio), e adicionaram outras combinações, como o “belfie”, que vem fazendo sucesso com um registro do próprio bumbum (butt, em inglês) até o “welfie”, utilizado para clicar os resultados de um dia de malhação na academia.

Veja abaixo uma lista com as 10 variações mais famosas (e curiosas) do selfie, usadas e definidas pelos próprios usuários nas redes sociais.

#Belfie
Como supracitado, a belfie começou a ser eleita recentemente como um “oposto” a selfie - esta que tem o objetivo de mostrar o rosto da pessoa. Em vez disso, a imagem serve para destacar o bumbum do responsável pelo clique.
Retrato tem como objetivo dar ênfase ao bumbum do usuário (Foto: Reprodução/Instagram/elle_jan)

#Beerfie
Para os amantes de boa cerveja, essa modalidade de autorretrato dá ênfase à bebida que está sendo consumida pelo usuário. Esse registro, em sua maioria feito em momentos de lazer, também pode servir para fazer “inveja aos inimigos” (ou inimigas) que não partilham da mesma vantagem naquele momento.
Bebedores de cerveja preferem registrar seus rótulos favoritos com uma beerfile (Foto: Reprodução/Twitter/jimkgallagher )

#Catsie
Já a catsie conta com a ajuda dos bichanos de estimação para ser postada. Nas imagens, geralmente os usuários tiram fotos ao lado de seus gatos e, em outros registros mais divertidos, simulam a situação em que o próprio animal estaria fazendo seu retrato.
'Catsie' registra donos e seus bichanos - e, às vezes, apenas os gatos como se tivessem fazendo um autorretrato (Foto: Reprodução/Twitter/cheymarie__xo )

#Felfie
Mais comum em ambientes rurais, a felfie é muito apreciada por fazendeiros, que tiram fotos com vacas, ovelhas, cavalos e outros animais ao fundo. Outra predileção dos usuários é segurar utensílios usados no dia a dia da fazenda para tirar o retrato - mesmo que nunca executem de verdade o trabalho pesado.
Neozelandês registrou 'felfie' com ovelhas ao fundo em fazenda (Foto: Reprodução/Twitter/MorrisonFarming )

#Lelfie
Outra modalidade focada nas partes baixas no corpo, essa foto tem como objetivo dar destaque ao ponto de vista que a pessoa tem de suas próprias pernas. Em vários casos esse tipo curioso de clique ocorre para dar ênfase ao cenário, indicando que o usuário está tomando sol ou relaxando em casa, por exemplo.
'Lelfie' se tornou termo para designar uma foto das próprias pernas (Foto: Reprodução/Twitter/Sam_Fergus0n )

#Nelfie
Já a nelfie já foi utilizada para designar dois tipos completamente diferentes de fotos: imagens nas quais garotas mostram suas unhas decoradas (uma adaptação do termo ‘nail’, em inglês) e, do outro lado, um estilo mais adulto, nas quais pessoas trocam fotos em que aparecem nuas - a “naked selfie”.
A hashtag 'nelfie' começou a ser utilizada para designar 'selfies' de unhas e fotos em que a pessoa aparece nua (Foto: Reprodução/Twitter/ameliaglynn e Twitter/AllegraMabel )

#Pelfie
Mais uma vez com a participação de animais, as pelfies (conhecidas também como 'petsies') se baseiam em retratos tirados ao lado de seus bichos de estimação - um conjunto mais generalizado e abrangente em relação ao “catsie”. Assim como as imagens dos bichanos, muitos usuários fazem cliques dando a impressão de que foram feitos pelos próprios pets.
Também conhecida como 'petsie', a pelfie tem a participação dos animais de estimação nas imagens (Foto: Reprodução/Twitter/lottefeather)

#Relfie
A “relationship selfie” é um autorretrato para ser tirado a dois, com seu amado ou amada ao lado, e que ainda tem participação tímida nas redes sociais. Essa seria, talvez, uma forma mais “comportada” da “aftersex”, uma hashtag que se espalhou pela web em que casais tiravam fotos imediatamente após uma relação sexual.
Para retratos em dupla, casais usam a hashtag 'relfie' nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter/_Andy_Lewis_ )

#Shelfie
Os amantes dos livros também inventaram uma maneira curiosa de tirar retratos e passaram a fazer “shelfies”, nos quais mostram suas prateleiras em casa ou grandes bibliotecas, comentando sobre seus atores e títulos favoritos. Além disso, o tópico serve inclusive para mostrar prateleiras de casa que abrigam outras coisas, como coleções, CDs, bibelôs, entre outros.
Britânico usou o termo 'shelfie' ao tirar foto com estante de livros ao fundo (Foto: Reprodução/Twitter/Jackstilgoe)

#Welfie
As clássicas imagens tiradas em espelhos de academias ao redor do mundo passaram a levar essa hashtag, que, de acordo com os usuários, é formada a partir da combinação da letra inicial de “workout” (malhação, em tradução livre) e selfie.
Para registrar a malhação e a evolução na academia, usuários empregam a hashtag 'welfie' em suas postagens (Foto: Reprodução/Instagram/markkhula)