Rondonópolis/MT,

Cuidado! Botox demais pode te deixar com cara de susto

O botox é o melhor amigo das famosas. Ele faz com que o tempo passe mais devagar e que elas permaneçam jovens por mais tempo. Mas tem gente que exagera e acaba com cara de susto!  Mas não são só elas que estão adotando a substância em sua rotina de cuidados com a beleza.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, de 2009 até os dias de hoje, houve um crescimento de cerca de 30% na procura deste público pelo tratamento. Flávia Addor, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, fala sobre os seus perigos.

A apresentadora Ana Maria Braga tentou amenizar a passagem dos anos com aplicações de botox. Não deu muito certo. A Dra. Flávia Addor explicou o que o uso exagerado da substância pode causar no rosto das mulheres. 
— Pode reduzir bastante as expressões faciais. O uso causa uma paralisia facial, que pode gerar uma diminuição das expressões.
Foto: Divulgação/Rede Globo

Recentemente, a apresentadora exibiu um rosto quase "deformado" pelo botox.
Foto: AgNews

A cantora Christina Aguilera mal completou 30 anos e já está com a cara transfigurada pelo botox. Embora o uso indiscriminado possa causar prejuízos estéticos, não há comprovação de problemas de saúde em decorrência ao uso da substância. 
— Nunca foi comprovado que o uso estético do botox cause danos à saúde. O que pode ocorrer são alguns efeitos colaterais da toxina
Foto: Getty Images

A atriz Claudia Raia está perdendo as expressões por causa do excesso de botox em sua face. No entanto, não existe exagero na aplicação e sim aplicação em lugares errados, como explica a dermatologista. 
— Não existe uma aplicação exagerada, mas sim uma aplicação feita em um ponto não adequado. Há pontos de referência para a aplicação, mas isso depende da simetria do rosto e da força muscular de cada pessoa.
Foto: Divulgação/Rede Globo

A apresentadora Eliana também é uma das famosas que aposta no botox. Flávia Addor explicou quais são os pontos de aplicação mais comuns. 
— Os pontos clássicos de aplicação são os do seio superior da face. Entre os olhos, nos pés de galinha e nas linhas de expressão da testa.
Foto: Divulgação/AgNews

E estas mulheres estão bem de vida para aplicarem tanto botox no rosto. Cada sessão custa de R$ 1 mil a R$ 3 mil.
Foto: Divulgação/Rede Globo

Não há um prazo certo para se aplicar a substância. Os médicos indicam que se façam retoques de 4 a 6 meses após cada aplicação.
Foto: AgNews

Lindsay Lohan começou a aplicar botox desde cedo. A dermatologista Flávia explicou que não há uma idade mínima para começar, tudo depende da qualidade da sua pele. 
— Não existe uma idade mínima. Tem mulher que com 25 já pode começar a aplicar, outras só vão precisar em idade avançada. A toxina pode ser usada como prevenção.
Foto: Getty Images

Guilhermina Guinle também é fã do botox. Mas quem acha que a substância não traz benefícios, se engana, como explica a dermatologista Flávia Addor. 
— Os benefícios a longo prazo são as diminuições das rugas. A substância paralisa a face, o que suaviza as expressões faciais para sempre, diminuindo a formação de novas marcas.
Foto: Divulgação/TV Globo

A dermatologista Flávia Addor concorda que tem muita gente por aí que exagera na aplicação do botox, mas o resultado bizarro que muitas conquistam se dá pelo exagero de procedimentos em uma mesma pessoa.
— Realmente tem pessoas que exageram. O excesso tira a expressão do olhar, o que é muito perigoso. É muito comum as pessoas irem em vários médicos e pedir procedimentos diferentes que um médico só não faria. O resultado acaba sendo muito diferente do esperado.

Se você não quer acabar com a cara de susto como a da Gretchen é melhor ter cuidado quando for ao médico aplicar a tal toxina botulínica.