Dicas de limpeza e higiene pessoal para fumantes

Mesmo fumantes costumam não gostar do cheiro de fumaça envelhecida ao redor, ou de cinzeiros cheios ou sujos. Muitos também ficam com manchas nos dentes e nos dedos. Bem, há coisas que você pode fazer para minimizar esses efeitos. Ser fumante significa que você poderá gerar mais sujeira que um não-fumante -- o que alimenta os radicais de argumentos para encher a paciência da gente. Por isso é preciso tomar o maior cuidado possível e manter as coisas limpas.

Seu hálito
Essa é uma questão muito comum: o que fazer para evitar aquele "bafo de cigarro"? Bem, a melhor coisa possível é escovar os dentes várias vezes por dia, para eliminar germes e bactérias que podem atrair e reter o cheiro de fumaça na sua boca. Nos intervalos, uma bala ou chiclete de sabor bem forte de menta ou eucalipto, como Tic Tac, Halls ou Clorets, pode mascarar o cheiro. Chupar um cravo, sem mastigá-lo com força, também é bom para disfarçar qualquer gosto ruim na boca (cebola ou alho, por exemplo).

Cabelo e roupas
Não há muito o que fazer nesse aspecto a não ser fumar ao ar livre, o que não é muito agradável e pode ser impraticável em certas situações. Manter as roupas em um closet ou armário bem fechado em sua casa vai evitar que elas peguem o cheiro de cigarro antes de você vesti-las. Para que o cheiro não fique tão marcado nas roupas que você já está vestindo, segure o cigarro de forma que a fumaça não vá para suas roupas, e também exale a fumaça com esse cuidado. Lavar as mãos e o rosto com um bom sabonete depois de fumar também reduz (e muito) o cheiro.

Manter o cabelo sem cheiro de fumaça também é algo meio difícil, mas que pode ser evitado se você não deixar o cabelo caindo no rosto enquanto fuma. Se você está em um ambiente enfumaçado, como uma boate, ninguém vai perceber até que você se deite para dormir. Um spray para cabelo sem fixador ou uma água de colônia pode também disfarçar bem o cheiro até o outro dia, quando você poderá tomar um banho.

Unhas e dentes
O aspecto mais desagradável de fumar é que os dedos, as unhas e os dentes tendem a ficar amarelados. Isso se deve ao alcatrão existente na fumaça, e é mais marcante se você fuma cigarros mais fortes.

Vinagre e limão são considerados bons removedores das manchas dos dedos e unhas. Um truque para diminuir a formação dessas manchas é soltar o cigarro, abrindo os dedos em V, enquanto se traga (o que até tem um bom visual).

Para os dentes, não há muito o que fazer, visto que a fumaça é concentrada neles quando se traga e sopra. Uma pasta de dente com clareadores, como bicarbonato de sódio e peróxido de hidrogênio (água oxigenada), ajuda. Você pode até usar esses produtos em forma pura, isto é, bochechar água oxigenada de 10 volumes ou escovar os dentes com bicarbonato. A água oxigenada ainda é um poderoso germicida que pode ser usado de vez em quando: você vai notar que ela começa a espumar muito (e fazer efeito) quando entra em contato com a placa bacteriana dos dentes. Isso pode doer um pouco nos primeiros bochechos. Já o bicarbonato não faz espuma nenhuma e tem sabor bem salgado, mas o efeito clareador é evidente e imediato. Vale lembrar que dentistas não recomendam o uso contínuo destes produtos.

Cinzas e pontas de cigarros
Quando estiver fumando, cuide para que as cinzas sejam corretamente depositadas no cinzeiro. Isso evita que a mesa ou o chão fiquem cheios de cinza, o que é feio, porco e cheira mal. A não ser que você esteja numa área de grama ou pedras, em que a chuva e o vento vão levar as cinzas embora. Também é bom bater as cinzas constantemente, após cada tragada, para evitar que elas caiam acidentalmente ou se soltem aos poucos com o vento.

Quando você terminar o cigarro, apague-o num cinzeiro apropriado. Se estiver dirigindo, isso significa o cinzeiro do carro, não a janela. Se o seu cinzeiro de casa, do trabalho ou do carro estiver sujo ou quase cheio, limpe-o ou peça à faxineira para limpá-lo. Um cinzeiro sujo é feio, deixa cinzas voarem quando bate um vento e, pior, cheiram muito mal -- só não cheiram pior do que um cigarro apagado com água e jogado na lixeira do banheiro. Você pode esvaziar o cinzeiro na privada e dar descarga, ou embrulhar a sujeira num papel ou saco plástico e jogar na lata de lixo (o mais recomendável).

Depois de esvaziar o cinzeiro, lave-o (não é preciso sabão) e passe uma toalha de papel, o que o deixará brilhando e limpo. Se for um cinzeiro de cristal ou vidro, você pode também colocá-lo na lavadora de louças, depois de jogar uma água nele. Isso o deixará especialmente limpo.

Limpando piteiras
Elas são bonitas e sensuais, mas exigem uma manutenção do(a) dono(a). O alcatrão da fumaça vai grudando nas paredes internas -- depois de alguns cigarros, isso resultará em um gosto um pouco mais amargo na boca. Compre um limpador de cachimbos, e depois de usar a piteira (a cada dez cigarros, mais ou menos), passe o limpador por dentro dela, esfregando bastante. Você verá o alcatrão no limpador. Fica mais fácil limpar se você antes deixar a piteira mergulhada em água morna.

Limpando a cigarreira
Você deve ter com a cigarreira o mesmo cuidado que teria com uma boa bolsa. É algo que vai estar com você o tempo todo. Cigarreiras de couro merecem uma engraxada de vez em quando, ou pelo menos limpeza com produtos próprios para dar brilho e hidratar o couro. Se você tem uma caixinha de metal, use um produto para polimento de vez em quando (Brasso, por exemplo, que é um dos melhores), com uma estopa ou flanela. E tente mantê-la na bolsa em uma área onde ela não fique próxima de objetos que podem arranhá-la (chaves, canetas, etc). E, claro, de tempos em tempos dê uma soprada no interior da caixinha para tirar os pedacinhos de fumo que ficam soltos. Eles podem grudar nos filtros, e daí grudarem nos seus lábios.

Ar ao redor
Como fumante regular, o ar da sua casa e do seu carro pode ficar com cheiro de cigarro, que não é agradável nem para você e muito menos para outras pessoas. Existem alguns truques para evitar isso. Em casa, limite-se a fumar em um ou dois lugares da casa, que são separados dos outros cômodos -- isso também tem o benefício de permitir que você se concentre mais em fumar. Nestes cômodos, se possível, compre um aparelho purificador de ar. Use também um aromatizador, como os usados em carros; ou use velas aromatizadas ou incensos. Também existem os sprays, como Gleid e Bom Ar, alguns com perfumes muito enjoativos e pouco eficientes -- mas eles também têm versões especiais, até sem cheiro, para desodorização, principalmente para tirar cheiro de fumaça! Se você tomar todos os cuidados possíveis, poderá receber mesmo não-fumantes e eles dificilmente perceberão que estão na casa ou no carro de alguém que fuma (a não ser, é claro, que você tenha fumado menos de uma hora antes).

No carro, deixe a janela aberta um pouco e segure o cigarro com a mão esquerda, perto da janela. Isso fará com que a fumaça saia naturalmente pela janela e não fique no carro. Você também pode comprar aromatizantes, o popular "cheirinho". Limpe o cinzeiro diariamente e uma vez por ano faça uma lavagem de carpetes e bancos, o que não custa muito e deixa seu carro com um cheiro novo.


Fonte: Artedefumar