Forte tempestade solar deve atingir a Terra hoje

Nesta sexta-feira (12/9), uma tempestade solar fortíssima deve atingir a Terra. O Solar Dynamics Observatory, órgão da NASA que monitora o nosso sol, detectou duas explosões de classe X (a mais forte na escala) na última terça (9/9) e quarta (10/9), que no momento viajam em direção ao nosso planeta a cerca de mil quilômetros por segundo.


O que ocorreu foi a chamada ejeção de massa coronal, evento que se origina a partir de instabilidades no campo magnético solar e acaba expelindo violentamente partículas ionizadas no espaço. O resultado é o chamado vento solar, cuja radiação seria catastrófica para a vida na Terra se não fôssemos protegidos pela nossa atmosfera, que funciona como um escudo contra esse tipo de fenômeno, conhecido como tempestade geomagnética. E o melhor: ainda nos proporciona o belíssimo espetáculo da aurora boreal, causada pela interação entre as partículas.

Na prática, só quem corre risco são os nossos satélites, que ficam expostos no espaço. Como o Brasil estará na área afetada, poderemos enfrentar dificuldades nas comunicações via rádio e também no sinal de GPS na tarde de sexta. Os sortudos da região do Canadá e do Alasca certamente vão poder admirar auroras boreais de tirar o fôlego. O jeito é esperar pelas fotos!

Confira a região afetada:

(FOTO: REPRODUÇÃO)