Pele oleosa: dicas para a make durar mais tempo

Quem tem a pele oleosa provavelmente já se deparou com alguns problemas na hora de fazer a maquiagem: os produtos parecem não durar muito tempo na pele, acumulam-se em determinados pontos e deixam o rosto brilhoso. A boa notícia é que com algumas dicas simples é possível minimizar esses efeitos indesejados e fazer com que a make fique bonita por mais tempo.

Veja a seguir:

Prepare a pele
Além dos cuidados diários com a pele, procure sempre utilizar um tonificante antes de aplicar a maquiagem. Esse produto irá diminuir os poros e ajudará a controlar o excesso de oleosidade. Além disso, se for necessário lavar o rosto antes de fazer a make, utilize sabonetes específicos para pele oleosa – sabonetes comuns podem estimular ainda mais a produção de sebo.

Use primer
Embora o primer seja, muitas vezes, dispensado no dia a dia, ele é um aliado valioso para quem sofre com oleosidade excessiva na pele. Isso esse cosmético serve para fechar os poros, criando uma fina película entre a pele e a maquiagem, o que fará com que os produtos fiquem intactos por mais tempo.

Use pincel para maquiagem
Ao passar maquiagem com os dedos, você acaba espalhando muito o sebo da pele por todo o rosto. Já com o pincel, é possível depositar melhor a maquiagem sem espalhá-la muito. 

Evite maquiagens cremosas
Sempre que possível prefira cosméticos em bastão ou pó e passe longe dos cremes. Isso porque bases, primers, corretivos e outros produtos mais secos serão muito úteis para evitar o excesso de oleosidade. 

Pó compacto à mão
O pó compacto é o item mais valioso para quem tem pele oleosa. Na hora de fazer maquiagem, aplique o pó na zona T – testa e nariz - que costuma ser mais oleosa. Além disso, tenha o pó compacto sempre por perto para retocar durante o dia.

Escolha os produtos certos
Por fim, é fundamental escolher produtos específicos para pele oleosa – geralmente encontrados como “oil free”. Eles ajudam a controlar o brilho e fixar a make por mais tempo. Além disso, invista em alguns produtos com vitaminas especiais para hidratar a pele.

Fonte: iTodas
Fotos: Thinkstock