Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer

Os alimentos termogênicos estão na moda, se você acompanha sites e revistas que falam sobre dieta e estética já deve ter escutado muito à respeito. Há algum tempo esse termo está em destaque, tornando muitos alimentos verdadeiros queridinhos de quem está na briga para conquistar um corpo perfeito. Chá verde, café, hibisco, pimenta vermelha e vários outros são colocados nessa categoria. Mas você sabe realmente do que se trata?

Se ainda tem dúvidas sobre este assunto, está na hora de descobrir tudo sobre os termogênicos e analisar se vale ou não a pena inclui-los em sua dieta!

Alimentos Termogênicos
Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo, o que aumenta a capacidade do organismo de queimar as gorduras. A princípio todos os alimentos demandam gasto de energia para serem digeridos, porém os considerados termogênicos fazem com que metabolismo trabalhe de modo mais acelerado e, consequentemente tenha mais gasto de calorias. É por isso que ele vem sendo destaque no cardápio das celebridades.

Quais são os alimentos termogênicos?
Que tal um resumo básico sobre estes poderosos aliados da dieta e do corpo perfeito? Conheça agora quais são estes termogênicos queridinhos por tantas pessoas:

Água gelada:
Sim, a água gelada pode funcionar como termogênica, porém ela tem um efeito muito leve. Isso porque, ao ingerir o líquido nesta temperatura, ele expõe o corpo ao frio e demanda energia do organismo para se reaquecer. Porém o efeito só será perceptível com a ingestão de oito copos de água gelada diariamente.

Alimentos com ômega-3
Alimentos ricos em ômega-3 como é o caso de atum, sardinha e salmão, funcionam como termogênicos porque também atuam eliminando o excesso de líquido do corpo, aumentando a energia gasta no processo. Além disso, o ômega três também é amigo da dieta por atuar como anti-inflamatório.

Cacau
Sim! O cacau também está na lista de termogênicos, mas antes de atacar os doces escondidos na sua gaveta, fique sabendo que apenas os chocolates com 70% ou mais de cacau são incluídos como facilitadores das dietas.

Café
A cafeína, presente no café já é um termogênico natural além de ser estimulante, porém requer atenção no seu consumo principalmente para quem tem problemas com ansiedade e insônia.

Canela
Além de acelerar o metabolismo, a canela ainda possui cálcio, mineral que auxilia o emagrecimento com que faz as células armazenem menos gordura.

Chá de hibisco
O chá de hibisco é considerado um alimento de alta capacidade termogênica, a exemplo do chá verde. Além disso, também trabalha para combater a retenção de líquidos e regularizar o funcionamento normal do intestino.

Chá verde
Além de termogênico, o chá verde estimula o organismo a utilizar a gordura do nosso corpo como fonte de energia. Do mesmo modo, ele também reduz a absorção do açúcar no sangue e diminui significativamente a compulsão por carboidratos que tanto insiste em arrasar a dieta.

O consumo do chá verde não é indicado próximo às refeições, e deve ser evitada durante a noite. A recomendação é consumir no máximo quatro xícaras de chá diariamente, pois quantidades superiores devem provocar efeitos adversos.

Gengibre
O gengibre acelera o metabolismo e também faz com que o corpo utilize as gorduras para gerar energia para o organismo trabalhar, reforçando o sistema imunológico. Pode ser consumido como tempero ou complemento no preparo de chás

Pimenta vermelha:
Contendo capseína, três gramas de pimenta vermelha em seu cardápio pode acelerar seu metabolismo em 20%, sendo consumida em saladas ou como tempero.

Efeitos dos Alimentos Termogênicos
Por mais que esses alimentos sejam naturais, a verdade é que eles têm contraindicações. Por acelerarem o metabolismo é natural que aumentem a pressão arterial, portanto alguns itens como café e chá verde não são indicados para quem tem pressão arterial ou problemas cardíacos.

A quantidade também é um fator a ser controlado: ingerir esses alimentos mais de três vezes ao dia podem causar outros efeitos adversos como ansiedade, dores abdominais, dores de cabeça e outros. Portanto ele não é indicado também para quem sofre com ansiedade, insônia, diarréia, enxaqueca e problemas na tireóide.

Vale lembrar: Alimentos termogênicos não fazem milagres: eles devem ser consumidos com frequência, como parte de uma alimentação equilibrada e associada a exercícios físicos. Portanto mantenha a disciplina e continue firme na dieta!