Argila e seus muitos benefícios

A argila é uma mistura de vários minerais: caulinite, ilite e montemorilonite, resultando da metamorfose de rochas naturalmente ricas em sais minerais. É composta principalmente por silicatos de alumínio hidratados, no entanto, podem ainda encontrar-se nas argilas diversos oligoelementos como o titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel, manganês, lítio, sódio e ferro. Os constituintes das argilas funcionam como potenciadores de determinados efeitos terapêuticos, conforme a sua concentração.

A utilização de argila foi uma das primeiras formas de medicina natural conhecida pelo homem, tendo sido usada pelas suas virtudes terapêuticas ao longo dos séculos. Numerosas civilizações (egípcia, grega, indiana e chinesa) beneficiaram das qualidades da argila quer para uso externo quer para uso interno. A estrutura molecular da argila confere-lhe um grande poder de absorção, tendo a capacidade de extrair toxinas e substâncias nocivas do organismo produzindo efeitos anti-sépticos e antimicrobianos. A elevada percentagem de sílica e alumínio explica as suas propriedades cicatrizantes e antiinflamatórias. Uma das mais notáveis características da argila é a capacidade de atingir a área do corpo onde é mais necessária. Ao contrário dos produtos químicos que podem destruir indiscriminadamente tanto os tecidos saudáveis como os doentes e quer as bactérias benéficas quer as patogênicas, a argila é seletiva na procura dos micróbios patogênicos e dos tecidos lesados, permitindo um rápido restabelecimento da saúde.
Tal explica por que a argila é uma substância quase universal para o tratamento de doenças e um agente de desintoxicação e regeneração física.

Propriedades da argila
A composição mineralógica da argila propicia o desenvolvimento de reações químicas com a água e com os sais nela dissolvidos. A sua estrutura molecular e a estrutura em camadas conferem-lhe propriedades de absorção, adsorção e libertação dos seus próprios constituintes.
A argila é capaz de absorver água e exsudados do meio onde se encontra, exercendo por isso efeitos benéficos sobre os edemas e as inflamações. A adsorção, por seu lado, é um fenômeno físico-químico pelo qual a argila retém impurezas e toxinas, substituindo-as por minerais.
Esta propriedade é a mais utilizada para uso interno. Além disto, a argila liberta os seus constituintes ativos para os líquidos envolventes.Por exemplo, o silicato de alumínio pode depositar-se sobre a mucosa digestiva tendo um efeito protetor. 

Quanto mais a argila tiver sido exposta ao Sol, ao ar e à água da chuva, mais ativa se torna porque absorve e armazena uma notável parte da energia dos outros elementos, sobretudo do Sol. No que concerne às suas propriedades terapêuticas, destacamos o grande poder de absorção que permite reter bactérias, toxinas e impurezas; a capacidade cicatrizante e anti-séptica graças ao silicato de alumínio que contém e ainda a capacidade estimulante e regeneradora dos tecidos.

Tipos de argila
ARGILA PRETA
Material muito nobre. Raramente encontrado tão puro. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética, como para tratamentos de doenças. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio e Silício, indicam um material excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente, antitumoral e anti-stress.Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular.
Indicações:
Tratamento de manchas de pele. Largamente utilizada em cosmética.Tem propriedades de argila "super nobre" - já que tem elevada plasticidade, cor após queima super branca, material orgânico alto.

ARGILA BRANCA
Aplicações:
Varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, câncer, trombose, tuberculose, osteoporose, cistite, LER,cisto uterino, stress, úlceras, verminoses, diarréias, tumores, bursite, clareador de manchas senis, micro-esfoliador da pele, agente desintoxicaste corporal, pode ser usado no corpo todo, retira oleosidade da pele, combatendo cravos e espinhas, reduz rugas e sinais de expressão.
Indicações:
É a mais indicada para ser usada juntamente com outras fontes: vitaminas, hidratação, escamação, ervas, óleos, etc. Utilizada em hospitais para tratamentos de câncer pele, de intestino, próstata, leucemia, etc.

ARGILA VERMELHA
É uma argila ilítica, com boa plasticidade e alto percentual de ferro, tem elevada capacidade de penetração, é uma argila fina.
Aplicações:
Câncer, feridas, Argila anti-stressante, redutora de pesos e medidas, tem efeito anti-tumoral, reumatismo, age como secativo, artrite, etc.
Indicações:
Usada em clínicas e hospitais para tratamentos de diversos tipos de câncer. Os melhores resultados são obtidos quando usada para reduzir pesos e medidas e no tratamento de feridas e úlceras.

ARGILA AMARELA
O percentual elevado de Silício é indicado para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e ânions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado.
Pode ser usada pura, misturada com água ou com cremes hidratantes.
Indicações:
Há casos comprovados, após alguns dias de uso, de nascimento de cabelos em locais já calvos há muitos anos, pois ela melhora a circulação sangüínea (uma vez ao dia, durante 8 dias - no mínimo) e elimina caspas e excesso de oleosidade. Possui ótimo efeito tensor. Indicado para Cosmética.

ARGILA MARROM
Argila rara, devido sua pureza. Possui elevado teor de silício, alumínio e titânio, juntamente com seu com baixo percentual de ferro.
Indicações:
É utilizada em clínicas e hospitais, para tratamentos corporais; o paciente é submetido á um banho com esta argila,passando no corpo todo. Além de prevenir moléstias, ameniza sinais e manchas, retira oleosidade combatendo espinhas, rejuvenesce o tecido celular, pois nutre com seus minerais.

ARGILA CINZA
É reguladora da seborreia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente; é clareador de manchas, combate espinhas e cravos, é um excelente esfoliador. É redutora de pesos e medidas, retarda o envelhecimento.É uma das argilas pioneiras para tratamentos medicinais e cosméticos. Quando misturada com água ou similar, tem excelente cobertura.É muito utilizada para devolver a firmeza do busto, nádegas, coxas e barriga.Também é enriquecida com ervas, proteínas e vitaminas.
Indicações:
Varizes, artrite, artrose, reumatismo, contusões, feridas, luxações, osteoporose, cistite, LER, cistos uterinos, stress,úlceras, verminoses, diarreia, câncer, tumores, bursite, trombose, tuberculose, bursite, etc.

ARGILA VERDE
É muito utilizada para melhorar a circulação sanguínea e eliminar celulite e gorduras localizadas. Tem elevado teor de sílica e a faz uma argila excelente para cosmética, como repositora de sais minerais. Indicada para cataplasma contra câncer. É um excelente esfoliador natural, podendo ser usada no corpo todo.
Indicações:
Estrias, celulite, gorduras localizadas, reprodução celular, melhora circulação sanguínea periférica, atenua manchas, combate acnes e espinhas, absorvente, redutor de pesos e medidas, descongestionante, nutre os tecidos com sais minerais, absorve radiação solar retardando o envelhecimento, desintoxicante facial, capilar e corporal.

ARGILA ROSA
Anti-stress, Ideal para peles cansadas e sem viço. Vitaliza a pele (brilho), devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, anti-acne, anti-seborréia, absorve toxinas, hidrata a pele. É indicada para peles sensíveis. Auxilia na queima e na drenagem de celulites e gorduras localizadas.

DOLOMITA
É uma rocha cuja composição química é composta por carbonato de cálcio e carbonato magnésio, que estão na proporção adequada, favorecendo a absorção e fixação do Cálcio e do Magnésio, elementos básicos para o organismo. Devido a composição, sua coloração é branca. Deodat Dolomieu (1750-1801), geólogo e mineralista francês, descobriu esta rocha nos Alpes Tiroleses na Itália e a chamou de “dolomita” e desde então na Europa, tem sido pesquisada como suplemento nutricional, com ótimos resultados na prevenção e tratamento da Osteoporose, e outras doenças ósseas e musculares.
Indicações:
Na pele, a Dolomita tem os seguintes efeitos: suaviza manchas senis no pescoço, mãos e rostos (misturada com argila na proporção 70 /30 argila/dolomita), efeito refrescante após exposição ao sol, hidrata e amacia a pele auxiliando contra agressões diárias, descongestiona a pele, promove grande hidratação, reduz processos inflamatórios em caso de acne e espinhas, suaviza manchas, olheiras e flacidez da pele do pescoço.

Benefícios e formas de aplicação da argila
Os tratamentos naturais pela argila são muito úteis nas afecções prolongadas ou recorrentes, porque constituem uma alternativa a tratamentos químicos e favorecem um processo de desintoxicação. É aconselhável que sejam acompanhados por uma melhoria dos hábitos alimentares e de higiene e por um aumento de ingestão de água.

Benefícios da argila a nível interno
A argila tem propriedades anti-sépticas e antiinflamatórias e quando ingerida é muito útil no tratamento de patologias inflamatórias do tubo digestivo como a gastrite, a colite e outras inflamações da mucosa intestinal. Assim que é ingerida, a argila reveste a mucosa gastrointestinal, protegendo-a como um penso gástrico. Absorve os gases presentes no tubo digestivo e está ainda indicada nas diarréias agudas e crônicas porque absorve toxinas bacterianas no lúmen intestinal. O uso de argila está contra-indicado em casos de obstipação, hérnia, náuseas ou alimentação com muitas gorduras. Não se deve utilizar argila em conjunto com medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios ativos dos mesmos, anulando o seu efeito. O tratamento com argila não deve ultrapassar as três semanas.

O uso interno da argila pode ser feito de três formas:
• Colocar uma colher de café de argila, de granulometria fina, num copo de água pura mineral. Mexer e tomar lentamente, em pequenos goles. É especialmente indicado para problemas agudos.
• Beber água de argila. Dissolver uma colher de café de argila num copo de água e deixar assentar durante algumas horas. Beber depois o conteúdo do copo até chegar ao pó depositado no fundo. Tomar em jejum ou com um intervalo de duas horas das refeições.
• Colocar a argila diretamente na boca e deixá-la dissolver lentamente. Este modo de aplicação fortalece as gengivas, fortifica o esmalte dos dentes e facilita a digestão.
Nota: não utilizar colheres metálicas.

Benefícios da argila a nível externo Cataplasmas e compressas
Nas aplicações externas, a argila realiza uma intensa drenagem, atraindo para si as substâncias prejudicais ao organismo através das suas propriedades absorventes, plásticas e térmicas. As compressas de argila verde têm propriedades cicatrizantes, remineralizantes, absorventes, purificantes e regeneradoras. Aliviam as dores musculares e articulares, queimaduras e irritações da pele. São ainda úteis no combate à celulite. A argila, quando aplicada em forma de compressa ou cataplasma no abdômen, refresca e descongestiona o sistema gastrointestinal, regularizando a temperatura interna do corpo. São recomendadas nos casos de inflamação interna, inflamação do aparelho digestivo, intoxicação por alimentos, febre alta, dores reumáticas, edemas pós-traumáticos, artralgias, entorses, lumbago, feridas, fraturas, contusões e picadas de insetos. Está contra-indicada em doenças inflamatórias agudas como a gota. Para aplicação, dispor uma pasta de argila sobre um tecido natural e repartir com uma espátula não metálica. Colocar a cataplasma em contato direto com a pele exceto se esta estiver irritada. Nesse caso deve ser intercalada uma gaze entre a argila e a pele.

Banhos
O banho de argila melhora as perturbações devidas a má circulação periférica e permite o relaxamento em caso de insônia ou durante períodos de fadiga muscular. Juntar à água do banho uma a duas colheres de café de argila, previamente dissolvidas num copo de água.

Máscaras de beleza
As argilas têm grande aplicação em máscaras de beleza dado o conjunto de todas as suas propriedades, entre as quais, antiinflamatórias e cicatrizantes, anti-sépticas e remineralizantes, purificantes e tonificantes, suavizantes e nutritivas, absorventes e regeneradoras, reequilibrantes e oxigenantes, descongestionantes e revitalizantes. As máscaras faciais de argila revitalizam e purificam a pele, através da micro-exfoliação, do estímulo da circulação sanguínea local e da eliminação de toxinas existentes nas estruturas da pele. A máscara de argila verde é purificante, remineralizante e anti-séptica e é o cuidado ideal para as peles mistas, oleosas e acneicas porque absorve o excesso de sebo e limpa em profundidade. A argila branca reequilibra as secreções seborréias. A argila rosa confere luminosidade à tez e uma sensação relaxante. Em qualquer dos casos, aplicar uma pasta de argila em camada espessa sobre a face evitando o contorno dos olhos e dos lábios e deixar repousar sem deixar secar. Enxaguar com água morna e aplicar no fim um creme hidratante.

Alguns cuidados
Prepare a argila num recipiente de barro ou madeira, evitando o uso de objetos de metal, para não alterar a sua estrutura física.
Nunca se deve aplicar a mesma porção de argila mais do que uma vez.
Não se deve interromper bruscamente os tratamentos iniciados.
É normal, no início dos tratamentos, parecer ocorrer um agravamento dos sintomas. Tal deve-se à libertação das toxinas do organismo.

Fonte: Natural e saudável, Casa do sabonete