12 documentários para assistir e mudar sua visão do mundo

Os documentários costumam representar uma visão sobre o mundo e abordam temas sobre os quais existam interesses sociais ou debates. Seu discurso tem por característica acontecimentos reais, tratando efetivamente do que ocorreu (antes ou durante as filmagens) e não do que poderia ter acontecido.

Esse tipo de filme nos disponibiliza uma experiência única, pois jamais os assistimos e permanecemos iguais. Sua história, seus sons e imagens representam mais do que simples impressões passageiras, pois nos fazem adquirir novos pontos de vista, que podem ser ou não o que sua temática quis expor.

Pensando nas mudanças que o mundo já sofreu e vem sofrendo nos dias de hoje, listamos documentários sobre o assunto que você precisa assistir para compreender determinadas situações. Confira:


1- Nós que aqui estamos por vós esperamos
O filme traz memórias do século XX e faz uma verdadeira volta ao mundo no seu contexto histórico, econômico e cultural, banalizando a vida e a morte para nos fazer refletir sobre ela
Inspirado no livro A Era dos Extremos, do historiador Eric Hobsbawn, traz imagens antigas e fala sobre o período de contrastes entre um mundo que se envolve em grandes conflitos, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura das pessoas.


2- A última hora
Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.


3- Uma verdade inconveniente
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.


4- Quem somos nós?
Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo "Alice no País das Maravilhas" enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.


5- KOYAANISQATSI
As relações entre os seres humanos, a natureza, o tempo e a tecnologia. Cidade, campo, paisagem, rotina, pessoas, construções, destruição. Um documentário sem atores e sem diálogos, composto por uma impressionante coleção de imagens e uma marcante trilha sonora.


6- O planeta branco
Um vasto panorama da região do Ártico, mostrando as diferenças na passagem provocadas pelas estações do ano. O filme registra a força e a habilidade dos animais do Pólo Norte em sua luta pela sobrevivência, e também sua vulnerabilidade diante das mudanças agressivas provocadas no meio-ambiente pelo fenômeno do aquecimento global.


7- A Convocação
O documentário aborda a crença em Deus e a paz mundial por meio da religiosidade, espiritualidade, ciência, arte, entre outros. É uma maneira de refletir sobre as relações que se tem com o próximo, e suas finalidades. O filme conta com participações de personalidades como Mark Wahlberg, Dalai Lama, Oliver Stone e Rosario Dawson.


8- I'am
I'am é a história de Tom Shadyac, um diretor de sucesso em Hollywood, que após um perigoso ferimento na cabeça experimenta uma jornada para tentar descobrir e responder duas questões bem básicas: “O que está errado no mundo?” e “Que podemos fazer sobre isso?”.


9- Home - Nosso planeta, nossa casa
Uma experiência original que registra uma viagem única pelo planeta Terra. Filmado inteiramente do ponto de vista de cima, pelo consagrado fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, HOME visa sensibilizar, educar e conscientizar as platéias de todo o mundo sobre a fragilidade de nosso lar, ao demonstrar que tudo que é vivo e belo sobre nosso planeta está interligado. Sua missão é alertar que, apesar dos males que causamos nos últimos 50 anos à Terra, ainda há chance de salvarmos nossa casa.


10- Paraíso ou esquecimento
O que seria de uma sociedade em que não houvesse escassez, onde comida, vestuário, diversão, tecnologia fossem disponíveis para todos os habitantes, onde o dinheiro, o lucro e a economia não valessem nada. Pessoas continuariam a desempenhar trabalhos monótonos, desgastantes ou semi-escravos? Ou se dedicariam a algo que as motivassem, que as desenvolvessem na arte, ciência ou tecnologia? O que seria do planeta se tudo fosse feito da melhor forma para todos?
Se você acha que um mundo assim pode ser viável, esse documentário pode te inspirar um pouco.
Utopia pode algum dia se tornar realidade?


11- Ouro azul: a guerra mundial da água
Documentário sobre as atuais e futuras Guerras Mundiais por Água. Mostra como a água mundialmente está sendo mal gerida, esgotada e poluída.
A falta de água em muitos países do mundo devido a manipulação e corrupção por parte dos Governos, administrações locais e, claro, as corporações multinacionais de Água.
As constantes lutas entre o povo e os altos poderes econômicos e governamentais, as Guerras e revoluções diárias por uma fonte de vida de todos os seres humanos e seres vivos deste planeta.


12- Quem se importa?
Quem se Importa? é um documentário longa metragem sobre empreendedores sociais no Brasil e ao redor do mundo. Pessoas brilhantes, que criaram, cada qual, uma organização inovadora capaz de não só mudar a sociedade ao seu redor, mas também causar impacto social suficiente para que estas idéias possam virar políticas públicas aplicadas em várias partes do mundo. Um filme que, através de cada um de seus personagens, vasculha o mundo atrás de pessoas magníficas que oferecem simples soluções para as mais graves questões que nos afetam profundamente.



Fonte: Guiadasemana por Nathália Tourais redatora