Rondonópolis/MT,

13 lugares fantásticos para fugir da agitação do carnaval

Carnaval em Salvador, Rio de Janeiro e Recife, entre outras cidades, é, quase sempre, sinônimo de agitação e muvuca. Apesar de estas cidades atraírem milhares de turistas para os dias de folia, muitos brasileiros procuram algo diferente para o feriado.

A seguir, veja destinos para "fugir" do carnaval.

Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um dos melhores destinos do País para quem está em busca de sossego, praias de águas cristalinas e contato com a natureza.
Foto: Getty Images

Para quem gosta de ecoturismo, a Chapada Diamantina, na Bahia, é um destino certo. Em um mesmo local, é possível observar os cerrado, caatinga, mata atlântica e pantanal. São inúmeras alternativas de esporte de aventura e trilhas.
Foto: Getty Images

Maragogi fica bem no meio da Costa dos Corais, fascinante trecho do litoral nordestino entre Maceió e Recife. São 22 km de litoral onde estão praias belíssimas, cada qual com sua peculiaridade.
Foto: Getty Images

Capital do Amazonas, Manaus é, sem dúvida, um dos destinos que mais atraem turistas estrangeiros ao Brasil. No entanto, o turista brasileiro ainda é minoria na cidade. A floresta Amazônica, o encontro dos rios Negro e Solimões, a cultura e a gastronomia da cidade são fortes atrativos para quem busca um destino mais exótico para o feriado.
Foto: Getty Images

O prefeito de Bonito, no Mato Grosso do Sul, Leonel Brito, revelou que este ano não será realizado carnaval de rua na cidade. O orçamento disponível para a festa será utilizado para a reforma da Gruta do Lago Azul. Quem visitar o destino de ecoturismo brasileiro terá como atrações as visitações aos atrativos turísticos da região e contato intenso com a natureza.
Foto: Getty Images

Dunas branquinhas e lagoas de água doce compõem o cenário dos Lençóis Maranhenses. A porta de entrada para o Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. O acompanhamento de guias e agências de turismo é fundamental para curtir o lugar.
Foto: Getty Images

Curitiba, capital do Paraná, tem um dos melhores índices de áreas verdes do País: 52 m² por habitante, totalizando aproximadamente 82 milhões de m². Ao percorrer as trilhas e atrações das áreas verdes da cidade, é possível imaginar a importância, para a população, dos cuidados com o meio ambiente. São 30 parques e bosques que agradam quem procura sossego.
Foto: Getty Images

Trancoso, na Bahia, oferece a seus habitantes e visitantes um encontro íntimo com a natureza. Pequena e aconchegante, vila se desenvolveu, no passado, em volta de um gramado retangular, situado no alto de um platô, repleto de frondosas amendoeiras e mangueiras, onde se encontra a bela Igreja de São João, construída em 1650.
Foto: Getty Images

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
Foto: Getty Images

A cidade de Cananeia, em São Paulo, oferece uma ampla gama de atividades ecoturísticas, como praias desertas, trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.
Foto: ESTADÃO CONTEÚDO

Para quem está interessado em sair do País, mas tem apenas quatro ou cinco dias de folga, os países vizinhos ao Brasil podem ser a opção certa para este carnaval. Nos Andes peruanos, por exemplo, está uma das cidade mais enigmática de todo o mundo: Machu Picchu. O local atrai milhões de aventureiros todos os anos em busca de vibrações positivas, arquitetura intrigante e beleza natural.
Foto: Ricardo Choy Kifox/AP

Santiago, capital do Chile, tem uma linda visão da Cordilheira dos Andes, que é a maior cadeia de montanhas do mundo. A bela cidade tem ruas arborizadas, parques, praças, grandes shoppings, prédios históricos e museus, além de centros de esqui e vinícolas nos seus arredores.
Foto: REUTERS/Jose Luis Saavedra/Files

A capital argentina, Buenos Aires, preserva sua história através da arquitetura clássica dos edifícios, cafés, parques e praças. Entre as atrações da cidades estão o estádio La Bombonera, o Teatro Cólon, as casas coloridas, os famosos churrascos, alfajores e doces de leite e os bailarinos de tango.
Foto: Wikimedia Commons