Como o mosquito elege sua vítima?

Você já deve ter notado que os mosquitos não picam todas as pessoas por igual. Às vezes alguém termina a noite com as pernas roxas de tantas picadas enquanto o parceiro ao lado acorda sem nenhuma mordida. Como isso acontece? Tamanha injustiça nos faz questionar muitas coisas, o quão inteligentes são esses diabólicos seres? Por que preferem algumas pessoas mais que outras? Como o mosquito elege sua vítima? Vejamos essas respostas e outras perguntas sobre esses inúteis e chatinhos seres.

Como os mosquitos nos picam e por que fazem isso?

Vejamos alguns detalhes interessantes sobre as picadas de mosquito. Por exemplo, você sabia que são os machos não picam? Pois é, só as fêmeas picam e fazem isso porque o sangue humano serve para elas produzirem seus ovos, no entanto, parece que elas têm algumas preferências na hora escolher suas vítimas. Os cientistas descobriram que os mosquitos, entre outras coisas, sentem o cheiro das substâncias que o corpo humano emite desde grandes distâncias.

Quando uma pessoa tem grandes concentrações de esteroides ou colesterol na superfície da pele, os mosquitos fazem um verdadeiro enxame em volta dela. Não necessariamente porque se alimentam dessas substâncias, mas porque podem ser mais eficientes no seu processamento. Os mosquitos também são atraídos por pessoas que produzem muito ácido (ácido úrico, por exemplo), substância forte que estimula seu olfato. Por excelência, a substância que os mosquitos mais identificam é o dióxido de carbono.


Quanto mais dióxido de carbono uma pessoa emite, mais o mosquito a vê como uma fonte de sangue fresco. Como a emissão de dióxido de carbono aumenta com a idade, idosos são uma grande vítima desses seres. Mulheres grávidas produzem quantidades anormais da substância e também são uma das vítimas favoritas.

Outros elementos que atraem os mosquitos são o movimento e o calor. Quando as pessoas praticam exercícios, estes insetos identificam que ela está se movendo e se dirigem até ela. Além disso, o cheiro do dióxido de carbono da respiração agitada aliado ao ácido lácteo que se agrega ao suor converter uma pessoa em um alvo absoluto.

Por fim, deixamos uma lista com tudo isso resumido, as 10 coisas que mais afetam a escolha da vítima do mosquito.

10 coisas que provocam picadas de inseto


1.    Respirar: triste, mas quando respiramos emitimos CO2.
2.    Não tomar banho: quanto mais sujo estiver o seu corpo, mais você vai atrair mosquitos.
3.    Se mexer: seus movimentos chamam atenção deles, os mosquitos escolhem sua vítima com mais facilidade quando detectam seus movimentos.
4.    Suar: a transpiração banha o corpo de um coquetel químico carregado de sal e humidade, muito atrativo para os mosquitos.
5.    Ser quente: os mosquitos buscam calor o tempo todo, se uma pessoa é quente e seu corpo aumenta de temperatura, ela será uma grande alvo.
6.    Vestir cores escuras: uma pesquisa feita no Japão mostrou que os mosquitos têm especial predileção por cores escuras. O preto e o roxo são as cores que mais chamam atenção desses insetos (atração vampira?).
7.     Usar perfumes e colônias: os cheiros doces e florais também os atraem em grande quantidade;
8.    Usar cremes ou loções “alfa hidroxi”: a maioria das loções desse tipo contém ácido lácteo, que como vimos, atraem muito os mosquitos;
9.     Não lavar os pés: estranhamente, os mosquitos são fortemente atraídos pelo mau cheiro dos pés;
10. Comer muito queijo e beber cerveja: talvez seja o fator mais surpreendente, mas a mesma pesquisa japonesa demonstrou que quem havia comido muito queijo e tomado muita cerveja terminou a noite com mais picadas de mosquito que aqueles que não tinham consumido tais alimentos.

Fonte: Batanga

Fotos: Thinkstock