12 filmes para amantes de tecnologia

Lá em 1902, o francês Georges Méliès escreveu e gravou “Viagem à Lua” (Le Voyage dans la Lune, no nome original, em francês). Além de ter sido um dos filmes mais populares de sua época, ele foi o primeiro filme de ficção científica. Ele mostra a história de exploradores chegando à Lua. De certa forma, ele já era um filme falando sobre tecnologia – afinal de contas, era preciso tecnologia para chegar à Lua.

Desde então, cineastas realizaram uma porção de filmes de ficção científica e boa parte deles envolvendo tecnologia e previsões sobre o futuro. A seguir estão doze filmes, alguns novos e outros antigos, que devem interessar a qualquer apaixonado por tecnologia.

Ela (2013)

O filme "Ela" de 2013 conta a história de um homem chamado Theodore Twombly (Joaquin Phoenix) que se apaixona por um sistema operacional, que tem a voz de Scarlett Johansson. O filme mostra de maneira delicada uma relação muito íntima entre uma pessoa e um sistema de inteligência artificial. É um retrato interessante de como a nossa relação com um computador ou um dispositivo eletrônico pode mudar no futuro.
Além de uma história sobr tecnologia interessante, "Ela" é um ótimo filme. O diretor e roteirista Spike Jonze ganhou um Oscar por melhor roteiro original. O filme ainda foi indicado para outras quatro categorias na premiação.

A Rede Social (2010)

O filme "A Rede Social", de 2010, conta a história de Mark Zuckerberg e do Facebook. Ele é um filme importante por mostrar como nasceu a rede social mais importante da atualidade. Com direção de David Fhincher, ele coloca o ator Jesse Eisenberg na pele de Zuckerberg. O filme mostra o início da rede, dentro da Universidade de Harvard, e as birgas entre Zuckerberg e os outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin.
O filme ganhou três Oscars e foi indicado a outros cinco, como o de melhor filme do ano.

Blade Runner (1982)

"Blade Runner, o Caçador de Andróides", de 1982, é um dos grandes clássicos de filmes que se tratam sobre tecnologia. Ele conta a história de Rick Deckard (vivido por Harrison Ford), um homem especializado em caçar robôs em Los Angeles no ano 2019. Os andróides são proibidos na Terra, mas são indistinguíveis de um humano adulto. Como uma boa ficção científica, o filme é cheio de carros voadores e ambientes futuristas.
A história foi baseada no livro "O Caçador de Andróides", do americano Philip K. Dick, famoso pelos seus romances de ficção científica.

Black Mirror (2011)

"Black Mirror" é uma série britânica. Ela fala sobre a forma como a sociedade lida com tecnologia e faz previsões sobre como possíveis tecnologias futuras impactarão a todos. A série, vale dizer, é extremamente pessimista. Já foram feitas duas temporadas com três episódios em cada. Os episódios vão falam de assuntos como reality shows, realidade virtual e redes sociais.

Catfish (2010)

Um bom documentário sobre tecnologia é "Catfish", de 2010. Ele mostra três amigos viajando para conhecer uma garota que um deles conheceu pelo Facebook. O filme mostra como as relações virtuais não envolvem o mesmo grau de confiança que uma relação física entre pessoas. É melhor não entrar muito no enredo, pois o final do documentário é, de certa forma, chocante.
Ele serviu como inspiração para um reality show da MTV, que tem o mesmo nome.

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)

Um clássico de Stanley Kubrick é "2001 - Uma Odisseia no Espaço". O filme de 1968 contou com mais de 50 empresas e organizações ajudando na previsão de como seria a tecnologia em 2001. O filme mostra tecnologias que vieram a se tornar realidade e outras que não. As principais tecnologias mostradas no filme são viagens interplanetárias tripuladas, colonização da Lua e inteligência artificial.
É difícil não comparar o sistema de inteligência artificial HAL com a Siri ou com o Google Now. Eles só não são tão malvados quanto o HAL (ou pelo menos não parecem tão malvados).

Indie Game (2012)

"Indie Game", de 2012, é um documentário que explora os desenvolvedores independentes de videogame. O filme acompanha a trajetória de criação de games que conseguiram um certo prestígio posteriormente, como "Fez" e "Super Meat Boy". O filme foca bastante nos dramas pessoais de seus desenvolvedores e é bom para que o espectador entenda o mercado e os riscos corridos por cada criador.

O Triunfo dos Nerds (1996)

"O Triunfo dos Nerds" é um documentário de 1996 produzido pela rede americana PBS. Seu nome é inspirado no filme de comédia "A Revolta dos Nerds". O documentário analisa a situação do Vale do Silício em meados dos anos 90. Entre os personagens que aparecem estão Steve Jobs, Bill Gates e Steve Wozniak.

Piratas do Vale do Silício (1999)

"Piratas do Vale do Silício" é um filme que conta a história das duas maiores representantes do Vale do Silício, Apple e Microsoft. Lançado em 1999 e feito para a televisão, ele mostra o período entre 1970 e 1985. Steve Wozniak e Bill Gates comentaram posteriormente que o filme é relativamente fiel à realidade. Quem não gostou muito foi Steve Jobs. Ele ligou para Noah Wyle, ator que faz Jobs no filme, e disse que achou o filme terrível. Depois disso, convidou Wyle para fingir que era ele em um evento da Apple. Talvez Jobs não tenha achado o filme assim tão ruim.

Minority Report: A Nova Lei (2002)

Em "Minority Report: A Nova Lei", o personagem de Tom Cruise usa constantemente uma interface de movimentos. O filme, dirigido por Steven Spielberg se passa em 2054. Mas toda aquela tecnologia não é assim tão futurista. O filme contou com diversos conselheiros para a parte de tecnologia, entre eles, engenheiros do MIT.
A interface de gestos é fruto de John Underkoffler. Hoje, ele é cientista chefe de uma empresa chamada Oblong Industries, que desenvolve o g-speak SOE, uma tecnologia de gestos muito parecida com a que aparece no filme.

Jobs (2013)

O filme "Jobs", de 2013, conta a história de Steve Jobs, um dos fundadores da Apple. Ele é vivido por Ashton Kutcher, na adaptação. O filme não foi muito bem recebido pela crítica, nem pelo público. No IMDb, por exemplo, a nota de "Jobs" é apenas 5,9. Uma nova adaptação da vida de Jobs está sendo preparada em Hollywood, mas ainda deve demorar para chegar às telas dos cinemas.
Para aqueles que preferem um documentário "The Way Steve Jobs Changed the World" (em tradução para o português, "a forma como Steve Jobs mudou o mundo").

O Quinto Poder (2013)

"O Quinto Poder", de 2013, conta a história do WikiLeaks e de Julian Assange, que é vivido pelo britânico Benedict Cumberbatch. O filme mostra o início da plataforma de compartilhamento de arquivos secretos. No filme está retratado o vazamento de materiais do Afeganistão e outros passados por Chelsea Manning.
O filme não foi muito bem recebido pela crítica. O próprio WikiLeaks criticou duramento o filme, afirmando que ele não é um retrato fiel dos acontecimentos.