25 canções que foram temas de grandes filmes

O cinema e a música sempre andaram lado-a-lado, como grandes parceiros criativos. Se pensarmos bem, boa parte das canções que cantarolamos no chuveiro hoje foi ouvida pela primeira vez no cinema e se tornaram eternamente associadas à determinada personagem ou cena.
Relembre 25 músicas inesquecíveis que foram temas de filmes:

AS TIME GOES BY – CASABLANCA (1942)

“Play it again, Sam”. Uma das frases mais famosas do cinema, na verdade nunca dita (o correto é “play it, Sam”), gira em torno de uma canção escrita dez anos antes por Herman Hupfeld. No filme, Ingrid Bergman pede ao pianista (Dooley Wilson) que toque a música que marcou seu romance com o personagem de Humphrey Bogart.

MOON RIVER – BONEQUINHA DE LUXO (1961)

Muita gente não sabe, mas a clássica canção “Moon River”, interpretada por dezenas de artistas ao longo das décadas, incluindo Frank Sinatra, foi escrita especialmente para o filme “Bonequinha de Luxo” e adaptada para o alcance vocal de Audrey Hepburn.

MRS ROBINSON – A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967)

Dustin Hoffman se envolve com uma mulher mais velha no filme de 1967, e é exatamente sobre essa situação que fala a música de Simon & Garfunkel, criada para o longa. Não é à toa que “Mrs. Robinson” se tornou uma piada interna, representando todas as mulheres que se relacionam com garotos mais jovens.

MARCHA IMPERIAL – STAR WARS (1977)

Só de ouvir três ou quatro notas da composição de John Williams, a imagem do vilão Darth Vader e seu exército de Stormtroopers já vem à mente, acompanhada por naves espaciais e batalhas de sabres de luz. Todo um universo fantástico é representado por este tema inesquecível.

STAYIN’ ALIVE – OS EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (1977)

John Travolta revolucionou o papel dos homens na dança em “Os Embalos de Sábado à Noite” e sua música-tema, “Stayin’ Alive”, virou sinônimo de uma década e um estilo de vida.

SUMMER NIGHTS – GREASE: NOS TEMPOS DA BRILHANTINA (1978)

Quem nunca sonhou em recriar a cena clássica de “Grease”, colocando meninos e meninas separados para interpretarem os dois lados da canção? A música foi criada para o musical e é cantada por Olivia Newton John e John Travolta.

ALWAYS LOOK ON THE BRIGHT SIDE OF LIFE – A VIDA DE BRIAN (1979)

Condenado à morte e pregado numa cruz ao lado de outros moribundos depois de passar a vida sendo confundido com Jesus, Brian abraça o otimismo e canta com seus colegas: “Sempre olhe pelo lado positivo da vida!”. A música foi escrita e é liderada por Eric Idle, do grupo Monty Python.

EYE OF THE TIGER – ROCKY III (1982)

Ainda não inventaram um tema mais motivacional do que “Eye of The Tiger”, da banda Survivor, que representa toda a força de vontade do protagonista no filme “Rocky III”. Talvez sua concorrente mais forte seja “Gonna Fly Now”, que toca no primeiro filme enquanto Rocky sobe as famosas escadas.

MANIAC – FLASHDANCE (1983)

Filmes de dança, como “Flashdance”, “Footloose” e “Dirty Dancing”, fizeram a cabeça dos adolescentes nos anos 80. Em “Flashdance”, Jennifer Beals protagoniza a famosa cena do treino com “Maniac”, de Michael Sembello, misturando a técnica do ballet com uma performance numa boate.

(WHO YOU GONNA CALL?) GHOSTBUSTERS – OS CAÇA-FANTASMAS (1984)

Criada especialmente para o filme, a música de Ray Parker capta o espírito de camaradagem e comédia dos Caça-Fantasmas e não poderia ter uma letra mais perfeita: “Se você está vendo coisas / correndo através da sua cabeça / quem você vai chamar? Ghostbusters!”

JOHNNY B. GOODE – DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

Marty McFly (Michael J. Fox) voltou ao tempo dos seus pais com a ajuda do Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd). Agora, o que ele faz? Sobe ao palco do bailinho, é claro, e abala as estruturas com um bom e velho rock n’ roll. O que ele não sabia era que a música ainda não tinha sido criada naquele tempo!

EVERYTHING I DO... – ROBIN HOOD: O PRÍNCIPE DOS LADRÕES (1991)

Bryan Adams escreveu algumas das músicas mais românticas de todos os tempos, e uma das mais memoráveis é “Everything I do... I do it for you”. A canção ficou imortalizada como a trilha sonora para a versão de 1991 de Robin Hood, com Kevin Costner.

BEAUTY AND THE BEAST / SENTIMENTOS SÃO – A BELA E A FERA (1991)

Animações clássicas da Disney sempre trouxeram canções inesquecíveis, mas uma das mais marcantes talvez seja a da dança entre a Bela e a Fera. Howard Ashman e Alan Menken criaram a música-tema do filme, mas, pouco depois, ela foi gravada por Celine Dion. Na versão brasileira, quem interpreta a canção é Miriam Peracchi.

I WILL ALWAYS LOVE YOU – O GUARDA-COSTAS (1992)

Whitney Huston viveu seu dia de princesa no drama romântico “O Guarda-Costas”. Além de atacar de atriz e ser protegida por Kevin Costner, a cantora ainda pôde soltar a voz com a canção criada por Dolly Parton, que acabou se tornando sua música mais famosa.

A WHOLE NEW WORLD / UM MUNDO IDEAL – ALADDIN (1992)

Tão essencial quanto o tema de “A Bela e A Fera” é o tema de “Aladdin”. A bordo do tapete mágico, Aladdin mostra a Jasmine como o mundo é maior do que o que ela conhece dentro do palácio. A música também foi composta por Alan Menken e , na versão brasileira, é cantada por Joseph Carasso Jr. e Kika Tristão.

HAVE YOU EVER REALLY LOVED A WOMAN? – DON JUAN DE MARCO (1994)

Outra música de Bryan Adams que fez mulheres suspirarem nos cinemas foi o tema de “Don Juan DeMarco”, filme com Johnny Depp no maior estilo “amante latino”. No final, Marlon Branco e Faye Dunaway dançam na praia ao som de “Have you ever really loved a woman?”, primeiro numa versão em espanhol, depois na voz de Adams.

KISS FROM A ROSE – BATMAN FOREVER (1995)

“Batman Eternamente” pode não ser o mais conceituado dos filmes com o homem-morcego, mas sua música-tema, escrita e interpretada por Seal, ficou marcada como “a música do Batman”. É só ouvir para visualizar as vielas escuras e geladas de Gotham.

GANGSTA’S PARADISE – MENTES PERIGOSAS (1995)

Michelle Pfeiffer domou um grupo de delinquentes no clássico de professor-encara-a-turma-mais-difícil “Mentes Perigosas”, de 1995. Apesar de repetir um tema bastante frequente no cinema, o filme foi um sucesso e ainda alavancou o rapper Coolio, que venceu um Grammy na época.

I BELIEVE I CAN FLY – SPACE JAM (1996)
A canção de R&B escrita por R. Kelly dominou as paradas depois de abrir o filme “Space Jam”, nos anos 90. A música representa a mensagem do longa e se tornou uma espécie de hino para quem persegue seus sonhos.

THAT THING YOU DO – THE WONDERS - O SONHO NÃO ACABOU (1996)

Nunca uma banda fictícia teve tantos fãs quanto os “The Wonders”. O filme, protagonizado por Tom Hanks, conta a história de um grupo musical que poderia ter sido um sucesso, mas que só conseguiu emplacar um hit e afundou em brigas internas. A banda nunca existiu, mas o hit, criado por Adam Schlesinger, virou um verdadeiro “cult”.

I SAY A LITTLE PRAYER – O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (1997)

“The moment I wake up...” – é quase impossível não querer completar essa frase em grande estilo depois que alguém puxa o coro, como fez Rupert Everett em “O Casamento do Meu Melhor Amigo”. No filme, toda a mesa o acompanha e logo contagia todo o restaurante.

CAN’T TAKE MY EYES OFF YOU – 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ (1999)

Interpretada pela primeira vez por Frankie Valli nos anos 60, “Can’t Take My Eyes Off You” ganhou um significado totalmente novo em 1999, quando o personagem bad-boy de Heath Ledger a cantou como uma serenata para a personagem de Julia Stiles, nas arquibancadas de uma quadra de futebol.

ALL BY MYSELF - O DIÁRIO DE BRIDGET JONES (2001)

A canção de Celine Dion já era famosa antes de “O Diário de Bridget Jones” chegar às telonas, mas, depois de ser interpretada por Renée Zellwegger como uma solteirona embriagada, cantando melancolicamente no sofá diante da televisão, “All By Myself” nunca mais foi a mesma.

MOON SONG – ELA (2013)

Depois que Scarlett Johansson canta “The Moon Song” para Joaquin Phoenix no romance “Ela”, essa música simplesmente não sai mais da cabeça. A atriz interpreta um sistema operacional que se relaciona com seu humano por meio de um aparelho que se parece com um celular. Quando os dois se apaixonam, ela começa a desenvolver sua criatividade e mostra esta canção.

LET IT GO – FROZEN (2013)

Dispensa apresentações. Let it gooooo, let it goooooo!


Fonte: Guiadasemana por Juliana Varella redatora

Foto de capa: Heath Ledger canta "Can't Take My Eyes Off You" no filme "10 Coisas Que Eu Odeio em Você".Créditos: Divulgação