29 coisas que as mulheres, para ter segurança, não devem fazer

Vale mudar algumas atitudes no seu cotidiano - seja pegando um caminho diferente para casa, chegando em casa cedo, mudando o jeito de se vestir, andar ou de usar o cabelo - para se sentir segura. São coisas sobre as quais os homens geralmente não precisam refletir que eles não cogitam, e que simplesmente não precisam considerar enquanto levam suas vidas. E são coisas que absorvem uma absurda quantidade de tempo, de força e de controle emocional para serem negociadas no dia-a-dia.

Veja a seguir:

1. Ficar bêbada, porque nunca se sabe se alguém pode tentar atacá-la quando você estiver sob a influência da bebida.
2. Deixar sua bebida no bar, longe da vista, porque alguém pode tentar colocar drogas nelas.
3. Mudar para certos bairros ou morar em determinados quarteirões, porque o assédio é muito forte.
4. Receber sozinha os assustadores síndicos, cara da TV a cabo ou eletricista.
5. Viajar sozinha, pois existem certos lugares onde simplesmente não é seguro ser uma mulher viajando sozinha.
6. Experimentar um site de hospedagem do tipo “couch-surfing”, porque ficar na casa de um estranho parece ser um convite para problemas.
7. Correr sozinha à noite.
8. Retrucar a quem te assedia, porque você nunca sabe se as palavras ofensivas se transformarão em ações violentas.
9. Encontrar um estranho para sair sem contar a uma amiga ou parente exatamente onde vai estar, porque sabemos que sempre existe a ameaça de perigo.
10. Caminhar para casa à noite sem ter as chaves na mão, porque você nunca sabe quando pode precisar de uma arma improvisada.
11. Usar roupas transparentes quando estiver andando sozinha, porque quem assedia encara isto como um convite para incomodar.
12. Usar roupas chamativas ou espalhafatosas, tanto faz, porque isto também estimulará comentários de homens desconhecidos.
13. Usar qualquer coisa que exponha os seios ou que lembre aos homens que você é mulher, porque isso é visto como um convite aos olhares maliciosos.
14. Usar rabo de cavalo, porque isto facilitará que um agressor te agarre pelo cabelo.
15. Usar salto alto, porque isso dificultará a fuga caso a gente precise.
16. Começar um bate-papo com um homem, porque ele pode interpretar isto como um convite para se aproximar de modo libertino.
17. Fazer contato visual com estranhos, porque isto é visto como um convite para que se aproximem.
18. Até o sorriso pode ser visto como uma aprovação tácita para que falem com você ou se aproximem.
19. Comer algo em público - como sorvete de casquinha - que pode atrair atenção masculina indesejada.
20. Andar de bicicleta sozinha à noite.
21. Ficar numa festa ou num show depois que os amigos foram embora, porque você pode ficar presa numa situação potencialmente ameaçadora.
22. Entrar num vagão do metrô apenas com homens, porque algo pode acontecer. Em vez disso, procure vagões de metrô com outras mulheres já presentes.
23. Passear tarde da noite com fones de ouvido e música alta, porque os agressores possam vir por trás.
24. Abrir a porta para visitantes inesperados, porque é possível que alguém tenha entrado no edifício, e que esteja planejando atacar.
25. Deixar que o motorista do táxi ou paquera te deixe em frente de casa, porque você não quer que desconhecidos saibam onde mora.
26. Ir diretamente para casa, às vezes, se teme que alguém esteja te seguindo. Em vez disso, pare num bar da região e finja que tem um encontro.
27. Informar seu sobrenome a estranhos ou pretendentes em potencial, porque fica muito mais fácil para um estranho descobrir onde você mora ou trabalha.
28. Ficar até tarde sozinha no escritório, por causa da chance de ser atacada.
29. Usar um caixa automático externo ou isolado, você pode ser agredida.