O que emagrece mais: reduzir carboidrato ou gordura?

Um estudo recente, divulgado em agosto de 2015, revela que reduzir gorduras é melhor para perda de peso do que cortar carboidratos. O argumento confronta a teoria de que as dietas pobres em carboidratos seriam necessárias para a queima de gordura corporal, já que fariam os níveis de insulina do corpo cair, o que seria determinante para queima de gordura.

Entenda o estudo

O pesquisador norte-americano Kevin Hall, do Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, recrutou 19 voluntários obesos por duas semanas, para que sua equipe pudesse monitorar exatamente o que eles estavam comendo. Um grupo fez uma dieta low-carb (de baixa caloria), reduzindo sua ingestão de calorias em 30% enquanto o consumo de gordura foi mantido. O outro grupo fez em uma dieta low-fat (de baixa gordura), que também reduziu o consumo de calorias totais em 30%.

Resultado da pesquisa

Os resultados confirmaram a suspeita da equipe de Hall: por mais que dietas low-carb queimem mais gorduras, as dietas low-fat causam uma maior perda de gordura corporal. E mais, o estudo também mostrou que as dietas low-carb, de baixo valor calórico e que propiciam condições de pouca insulina no sangue, não são determinantes para eliminação da gordura corporal.

Com a descoberta, o cientista reforçou sua suspeita, mas em entrevista sugeriu que a melhor dieta é sempre a que a pessoa consegue manter. Ele considera que ainda há muito o que se pesquisar para entender melhor a fisiologia do emagrecimento, mas que o estudo indica uma pista de como podemos alterar o metabolismo após entendê-lo melhor.

Na prática, é impossível seguir esse tipo de dieta no dia a dia. Tanto as gorduras quanto os carboidratos são importantes para a saúde do organismo por serem fontes fundamentais de energias.

Fonte: Bolsademulher por Camila Silva