11 dicas para requentar sobras de comida sem deixá-la seca, murcha ou dura

Tem gente que prefere comer o “soborô” do dia anterior frio, direto da geladeira – seja carne, sopa, pizza, etc. Outras pessoas aquecem todo e qualquer alimento no micro-ondas, sem se importar se isso irá modificar completamente a textura original do prato. Porém, se você faz parte do grupo que gosta de consumir as sobras de comidas no estado mais próximo possível ao que estavam ao sair do forno ou panela, as regras e dicas a seguir são para você.

1) Regra número 1 para requentar sobras de comida: use o mesmo meio utilizado no preparo original. Ou seja, aqueça a sopa de volta na panela, as batatas assadas no forno e o frango empanado na frigideira com óleo. Assim, você chegará mais próximo ao resultado original.

2) Pizza. Se não quer que a massa fique molenga, coloque o pedaço em uma frigideira em fogo médio a alto, com o queijo para cima. Tampe e aqueça por 3 a 4 min, até o queijo derreter. Destampe e deixe mais 2 ou 3 min para endurecer melhor a massa.

3) Arroz. Na panela, aqueça o arroz com um pouco de água e mantenha em fogo médio a alto. Misture bem para umedecer o alimento. No micro-ondas, você pode fazer da mesma forma, cobrindo o recipiente com papel plástico.

4) Risoto e massa. Coloque no micro-ondas ao lado de um copo d’água e aqueça. O vapor irá devolver a umidade ao alimento. Se a base for molho branco, misture um pouco de leite no prato e aqueça no micro-ondas (sem a água desta vez). Mexa na metade do tempo.

5) Carne ou frango grelhado. Corte em pedaços menores e requente na frigideira. Se quiser, coloque algumas gotas de óleo.

6) Torta. Seja doce ou salgada, reaqueça no forno pré-aquecido ou forninho elétrico.

7) Bolos, pães, salgados e outros itens de panificação. Leve ao forno pré-aquecido ou forno elétrico.

8) Batatas. Se forem assadas, leve novamente ao forno, cobertas com papel alumínio, por cerca de 10 min. Retire o papel e deixe por mais 5 min, para ficarem crocantes. Se forem fritas, reaqueça em uma tostadeira ou na frigideira.

9) Sopas e caldos. Aqueça vagarosamente na panela, em fogo médio, mexendo sempre. Cuidado para não evaporar.

10) Legumes. A melhor forma é salteá-los na frigideira com um fiozinho de óleo.

11) Empanados. O forno ou forninho elétrico são as melhores opções para devolver um pouco da crocância do empanado frito.


Foto: thinkstock