A importância de tomar bastante água

Que água é o líquido mais precioso do mundo, não é novidade. Mas é sempre bom saber os inúmeros benefícios da água para nos incentivar a tomá-la de forma saudável e na quantidade ideal.

O corpo humano possui diversos sistemas e sem água o funcionamento deles seria dificultado. Observe quantas disfunções podem ser provocadas pelo mau hábito de beber pouca água: desidratação, acne, pele ressecada, prisão de ventre, constante sensação de fome, enxaqueca, náuseas, celulite, doenças renais, pressão arterial irregular, fadiga e cansaço. Vamos evitar tudo isso?

Para pessoas saudáveis, o ideal é consumir aproximadamente 30 ml de água por kg de peso. Nesse caso, uma pessoa de 70kg deveria consumir 2,1 L de água ao dia. Um outro cálculo muito utilizado é de 200 ml de água a cada hora do dia.

Seja lá qual cálculo escolher, o importante é beber água em diversos momentos do dia e da noite. Água ao acordar, antes de tomar banho, após o banho, nos intervalos das refeições, água antes do treino, no pós-treino e antes de dormir. Lembre-se sempre da água! Veja quantos benefícios a água possui:

- Transporte de nutrientes: precisamos de 1,5L de água/dia apenas para fazer o transporte básico de nutrientes. Portanto, necessitamos de muito mais para as demais atividades, como hidratação e oxigenação do cérebro.

- Suaviza rugas e melhora o aspecto da pele, inclusive da celulite: a água hidrata a pele e melhora o tônus muscular, consequentemente suaviza rugas e melhora o aspecto ruim das temidas celulites.

- Auxilia no processo de emagrecimento: é muito comum confundir fome com sede. Por isso, sempre que achar que está com fome, tome 1 copo d´água. Se passar, é porque era sede! A água o ajudará a manter-se hidratado e aumentará a absorção de nutrientes, isso também auxilia no processo de emagrecimento e dá saciado por mais tempo.

- Regulação hormonal: a água é essencial para todos os processos fisiológicos, fundamental para a produção equilibrada de hormônios, reforço imunológico e manutenção celular.

Viu quantos benefícios esse precioso líquido propicia? Mãos à obra! Faça da garrafa d´água a sua melhor aliada e aproveite os benefícios! Lembre-se que o ideal é tomar pequenos goles durante todo o dia, uma vez que o nosso corpo não consegue digerir grandes quantidades de uma vez só.


Texto elaborado por Thainá Queiroz, nutricionista da Natue.